Avaliação da qualidade higiênico-sanitária do queijo canastra e de sua matéria-prima produzidos na região de São Roque de Minas (MG)

Autores

  • Odila Rigolin de Sá FESP|UEMG

Resumo

O objetivo geral do trabalho foi avaliar as condições higiênico-sanitárias do queijo canastra fresco e maturado, leite cru, pingo e também fornecer orientação aos produtores quanto a importância da higiene para obtenção de um produto de qualidade. As coletas foram realizadas mensalmente durante 1 ano em 4 fazendas na região de São Roque de Minas (MG). As amostras de leite cru apresentaram valores elevados para coliformes totais e termotolerantes em 07 amostras de 28 analisadas. Para o queijo fresco, 08 amostras de 28 analisadas apresentaram-se fora dos padrões recomendados para coliformes totais. Houve contaminação por coliformes totais no pingo em 07 amostras de 28 analisadas. O acompanhamento da produção, orientação aos produtores e análise dos produtos para determinar os pontos críticos de contaminação são de extrema importância para a garantia da qualidade do produto.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

de Sá, O. R. (2008). Avaliação da qualidade higiênico-sanitária do queijo canastra e de sua matéria-prima produzidos na região de São Roque de Minas (MG). Ciência ET Praxis, 1(02), 27–32. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2076

Edição

Seção

Artigos