Análise das mudanças psicossociais de idosos participantes de um programa de universidade para terceira idade
Resumo
Objetivo: Analisar as mudanças psicossociais proporcionadas nos idosos após o ingresso nas atividades da Universidade da Maturidade. Método: Estudo descritivo, qualitativo, modalidade análise temática, através de entrevista semiestruturada gravada, com 44 idosos, após a participação de atividades de educação em saúde, sendo utilizada como processo de trabalho a oportunidade de auto cuidar-se nos aspectos biopsicossociais, atuando principalmente para um envelhecimento bem sucedido, com autonomia e independência. A seleção dos sujeitos se deu com os ingressantes da turma de 2013. Resultados: O estudo nos permitiu acompanhar o processo de mudanças psicossociais após adesão as atividades, fato que proporcionou uma diferença no processo de envelhecimento. Constatamos mudanças que proporcionaram uma tomada de decisão individual, independente e intransferível nos idosos. Na promoção da saúde, foi trabalhado o processo natural do envelhecimento e a tomada de decisão em auto cuidar-se, amenizando os agravos advindos com o aumento da idade. Na interação psicossocial, foi evidenciado um contexto que proporciona uma melhor reflexão e participação social. Conclusão: Atividades de educação em saúde para idosos em universidades abertas para terceira idade alteram e melhoram os aspectos psicossociais no processo de envelhecimento. A universidade da Maturidade é uma das ferramentas que deverá ser explorada como uma das políticas públicas em saúde coletiva para um envelhecimento ativo e bem sucedido.
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