Influência dos processos antropogênicos na qualidade da água e na estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos no córrego Pedra Branca, Alfenas (MG)

Autores

  • Jaqueline Aparecida da Silva
  • Douglas de Pádua Andrade
  • Carlos Barbiere Coutinho
  • Deivid César de Pádua Andrade

Palavras-chave:

Ecossistemas, Qualidade, Lênticos ou lóticos, Macroinvertebrados.

Resumo

Resumo: O estudo do ecossistema é fundamental para que possamos entender a interação do ambiente biótico e abiótico. Através deste estudo é possível criar métodos de bioindicar a saúde de um ecossistema. A qualidade do habitat é um dos fatores mais importantes no sucesso e estabelecimento das comunidades biológicas em ambien­tes lênticos ou lóticos. Os macroinvertebrados bentônicos desempenham importante papel no ecossistema já que estudos revelam sua importância no ecossistema de bioindicadores de qualidade de agua. A qualidade do habitat é um dos fatores mais importantes no sucesso e estabelecimento das comunidades biológicas em ambientes lênticos ou lóticos. Dentro deste contexto o presente estudo teve como objetivo avaliar como os processos antropogênicos influenciam a qualidade da água a estrutura da comunidade de macroinvertebrados do Córrego da Pedra Branca no município de Alfenas (MG).

Palavras-chave: Ecossistemas, Qualidade, Lênticos ou lóticos, Macroinvertebrados.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Silva, J. A. da, Andrade, D. de P., Coutinho, C. B., & Andrade, D. C. de P. (2017). Influência dos processos antropogênicos na qualidade da água e na estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos no córrego Pedra Branca, Alfenas (MG). Ciência ET Praxis, 9(17), 31–36. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2272

Edição

Seção

Artigos