Causas e consequências do uso das drogas: uma reflexão teórica

Autores

  • Itamar Teodoro de Faria UEMG | Passos
  • Luzia Aparecida Silva

Palavras-chave:

Drogas, Dependência química, Serviço Social

Resumo

O presente artigo é uma reflexão teórica, que tem por objetivo identificar as causas e consequências do uso de drogas e suscitar discussão acerca da depedência quimica. Abre-se assim um universo com múltiplos desafios ao profissional do Serviço Social com destaque ao trabalho com os usuários destas substancias. Para discussão do tema foram coletados referenciais bibliográficos de diversos autores.

Biografia do Autor

Itamar Teodoro de Faria, UEMG | Passos

Professor e Diretor Acadêmico da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos, Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tem experiência na docência em nível superior nas áreas de História, Antropologia, Sociologia, Política, Filosofia e Educação. 

 

 

Luzia Aparecida Silva

Acadêmica do Curso de Serviço Social - FESP/UEMG

Referências

BARBOSA, J. L. Visão Histórica e Contextualizada do uso de Drogas. (2011). Disponível em <http://gestaoead.unitins.br/wpcontent/2011/08/apostila_dependencia_quimica.pdf Acesso em 03 de março 2014.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Publicada resolução 466 do CNS que trata de pesquisas em seres humanos e atualiza a resolução 196. Brasília. Jun. 2013. Disponívelem<http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/06_jun_14_publicada_resolucao.html> Acesso em 10 de março de 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Prevenção ao uso indevido de drogas. Curso de capacitação para conselheiros Municipais. Brasília: presidente da República, Secretaria Nacional Antidrogas, 2008.

BERLOTE, J. M./Tradução e notas. Brasília Glossário de álcool e drogas: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2010.

CARNEIRO. D. S. Substancias psicoativas utilizadas no sistema carcerário de cascavel. (tese) – Faculdade de enfermagem da Universidade de Assis Gurgacz, para titulo de obtenção do titulo de bacharel, 2007. Disponível em: <http://www.fag.edu.br/tcc/2007/Enfermagem/substancias psicoativas utilizadas no sistema carcerário de cascavel.pdf> Acesso 30/março de 2014.

DUARTE, P. V. “Avaliação Social”, IN: Curso Nacional de aprendizado a distância - Aspectos básicos no tratamento da dependência química. Brasília: Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD). 2002.

KAWALL, B. G. A contribuição do assistente social no processo de prevenção do uso, manutenção da abstinência e prevenção à recaída. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de serviço Social. UFSC. Florianópolis: 2003.

KOWALSKI, E. R. Dependência Química de Drogas: uma questão de saúde coletiva. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Serviço Social. UFSC. Florianópolis: 1997.

LEMOS T. Conceitos em drogadição e outras adições. In: ________. Tratamento e

Prevenção à Dependência Química e Outras Adições. Instituto Catarinense de Pós

Graduação. Florianópolis: 2004.

MIRANDA, P. R. A Importância da Reabilitação Psicossocial no Tratamento da dependência Química: uma contribuição ao debate. 2004, fls. 98. (TCC) Departamento de Serviço Social. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: 2004.

PANOZZO, V. M. O Trabalho do Assistente Social Nos Centros DE Atenção Psicossocial (CAPS) DA Região Metropolitana De Porto Alegre. Tese (Doutorado de em Serviço Social) - Faculdade de Sérico Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

PETRY, E. M. A inserção das famílias no tratamento e recuperação de usuários de drogas na Clínica Caminho do Sol: A ação do Assistente Social. 2005, 126 folhas. (TCC). Universidade Federal de Santa Catarina, para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social, 2005. Disponível em< http://tcc.bu.ufsc.br/Ssocial286846.pdf>

Prevenção do uso de drogas: Capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias / Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas. 5.ed.- Brasília: SENAD, 2013.

RODRIGUES, J. S. O Serviço Social e as Políticas Públicas Brasileiras no Trato do Álcool e Outras drogas. 2007. Tese (Graduação em Políticas Públicas III Jornada Internacional de Políticas Publicas Questão social e desenvolvimento no século XXI) – Universidade Federal o Maranhão. São Luís, 2007.

SANTOS. J. S. Concepções da Codepência: estudo na comunidade nova Jerusalém. Franca: UNESP, 2004.

SCHENKER, M.; MINAYO, M. C. S. Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência. Ciência e Saúde Coletiva, vol.10, n.3, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232005000300027&lng=pt&nrm=iso>. Acesso 13/março de 2014.

SKUJIS, H. SALVO, M. P. Depoimentos dramáticos de quem luta contra o crack. São Paulo. 2010. Disponível em< http://vejasp.abril.com.br/materia/depoimentos-dramaticos-de-quem-luta-contra-crack> Acesso 13/março de 2014.

UCHOA, M. A. Crack: o caminho das pedras. Ática: São Paulo.

YAZBECK, M. C.. O serviço social e o movimento histórico da sociedade brasileira. In: Legislação Brasileira para o Serviço Social: coletânea de leis, decretos e regulamentos para a instrumentação da (o) Assistente Social. São Paulo: O Conselho, 2004. p.13-30.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Faria, I. T. de, & Silva, L. A. (2019). Causas e consequências do uso das drogas: uma reflexão teórica. Ciência ET Praxis, 11(21), 49–54. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/3999

Edição

Seção

Artigos