Levantamento da aplicabilidade das boas práticas de fabricação em batedoras de açaí em Capanema (PA)

Autores

  • Akim Afonso Garcia Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Rosane Costa Soares Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Gabriela Costa Duarte Ribeiro Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Diocléa Almeida Seabra Silva Universidade Federal Rural da Amazônia

Palavras-chave:

Comércio de açaí, Processamento, Euterpe oleracea Mart, Paraense,

Resumo

Existe uma serie de vegetais que compõe a diversidade de frutíferas em solo Amazônico, dentre elas o açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), na economia paraense o vegetal é considerado uma das principais culturas da região. No município de Capanema, localizado no nordeste paraense, o suco do açaí é comercializado principalmente em batedoras de açaí, em comércios formais e informais, com diversos tipos de estruturas para a realização do processamento do fruto. Neste prisma, o objetivo deste trabalho é realizar o levantamento da aplicação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) no processo de beneficiamento do produto, bem como realizar um levantamento da aplicabilidade da lei que regulamenta as bebidas no âmbito nacional, junto as batedoras de açaí no município. O presente trabalho de cunho descritivo se utilizou de abordagens quantitativas para realização do levantamento da aplicabilidade das BPF’s. As abordagens foram realizadas por meio de aplicação de questionários adaptados do Manual de Boas Práticas de Fabricação da EMBRAPA e apoiados na legislação governamental vigente, com perguntas fechadas e analise visual do entrevistador realizadas em formato de checklist. Na pesquisa foi avaliada 10 batedoras de açaí do município, notou-se que poucas recomendações são atendidas na edificação, favorecendo a contaminação do produto ao longo do processo de beneficiamento, além disso, muitos comércios apresentam equipamentos irregulares e de baixa qualidade, favorecendo o acumulo de sujidades. Outro ponto de extrema preocupação é a origem da água para o beneficiamento, a maioria dos comerciantes utilizam

Biografia do Autor

Akim Afonso Garcia, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo

Rosane Costa Soares, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira Agrônoma

Gabriela Costa Duarte Ribeiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Mestranda em biotecnologia

Diocléa Almeida Seabra Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora Doutora

Referências

BRASIL; BRASIL. Regulamenta a Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994, que dipõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 1994.

BRASIL; BRASIL. Regulamenta a Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994, que dipõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas (Decreto nº 6.871 de 4 de junho de 2009). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2009.

BRASIL. Instrução normativa conjunta nº 2, de 7 de fevereiro de 2018. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretária de Defesa Agropecuária, Brasília, DF, 8 fev 2018. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/noticias/comeca-a-valer-em-agosto-sistema-de-rastreabilidade-de-vegetais-frescos/InstruoNormativaConjuntaINC02MAPAANVISA07022018.pdf >. Acesso em: 28 nov 2019.

CASTRO, M. A. C. de. Grandes projetos na Amazônia e comunidades tradicionais: O caso da mineração de bauxita no PAE Juruti Velho. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento) – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2001.

D'ARACE, Larissa Martins Barbosa et al. Produção de açaí na região norte do Brasil. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 10, n. 5, p. 15-21, 2019.

MACHADO, R. L. P.; DUTRA, A. de S.; PINTO, MSV. Boas práticas de fabricação (BPF). Embrapa Agroindústria de Alimentos-Documentos (INFOTECA-E), 2015.

NOGUEIRA, Ana Karlla Magalhães; SANTANA, Antônio Cordeiro de; GARCIA, Wilnália Souza. A dinâmica do mercado de açaí fruto no Estado do Pará: de 1994 a 2009. Rev. Ceres, Viçosa , v. 60, n. 3, p. 324-331, June 2013 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 03 out. 2019.

OLIVEIRA, Leandro da Conceição. Higiene Agroindustrial. 2018.

TRADED, MICROBIOLOGICAL CONTAMINANTS IN AÇAI PULP. Contaminantes microbiológicos em polpas de açaí comercializadas na cidade de Belém-PA. Revista Brasileira de Tecnologia, v. 5, n. 02, p. 524-530, 2011.

YUYAMA, L. K. O et al. Caracterização físico-química do suco de açaí de Euterpe precatória Mart. oriundo de diferentes ecossistemas amazônicos. Acta Amazonica. Manaus-AM, v.41, n.4, p.545-552, 2011.

Downloads

Publicado

21/08/2020

Como Citar

Afonso Garcia, A., Costa Soares, R., Costa Duarte Ribeiro, G., & Almeida Seabra Silva, D. (2020). Levantamento da aplicabilidade das boas práticas de fabricação em batedoras de açaí em Capanema (PA). Ciência ET Praxis, 13(25), 81–90. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/4432

Edição

Seção

Artigos