Meio de cultivo alternativo para o ensino prático de microbiologia nos cursos de Ciências e Biologia do ensino fundamental e médio
Palavras-chave:
Microbiologia. Café. Meio alternativo.Resumo
O Ensino da Microbiologia nas escolas é de grande importância para o entendimento dos microrganismos e como estes estão intimamente relacionados como a alimentação e a saúde. Há uma grande dificuldade no ensino da Microbiologia nas escolas, devido à falta de equipamentos e materiais. Neste contexto é que foi desenvolvido um material didático em forma de meio de cultivo alternativo de baixo custo e fácil acesso para aplicação em aulas práticas em instituições de ensino. O café tradicional torrado e moído obtido em supermercados foi utilizado como substrato para a preparação do meio. Para testar a funcionalidade do meio foram inoculados microrganismos não patogênicos que poderiam ser utilizados nas escolas: fungo de pão, lactobacilos do leite fermentado e levedura provenientes de sachês do fermento de pão. Foi constatado que no meio alternativo elaborado houve crescimento dos microrganismos inoculados, tornando este uma ferramenta para auxiliar professores no enriquecimento das aulas, despertando o interesse dos estudantes e consolidando o aprendizado de forma ativa e efetiva.
Referências
ABIC. Associação Brasileira da Industria de Café. O café brasileiro na atualidade. 2008. Acesso em: 15/03.2020. Disponível em: https://www.abic.com.br/o-cafe/historia/o-cafe-brasileiro-na-atualidade-2/
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. Practical activities development: a challenge to science teachers. Ciência e educação, v. 17, n. 4, p. 835- 854, 2011.
BARBOSA, F. H. F.; BARBOSA, L. P. J. Alternativas metodológicas em Microbiologia - viabilizando atividades práticas. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 10, n. 2, 2010.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, p. 138, 1998.
MURRAY, P. R.; ROSENTHAL, K. S.; PFALLER, M. A. Microbiologia médica. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
PELCZAR, M. J. J.; CHAN, E. C. S.; KRIEG, N. R. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. v. 1. São Paulo: Makron Books, 1997.
REVISTA CAFEICULTURA. O café não é só cafeína. 2014. Acesso 10/03.2020. Disponível em: https://revistacafeicultura.com.br/?mat=53805
SANTOS, A. S.; COSTA, A. S. Prática Investigativa: experimentando o mundo da Microbiologia. In: II Seminário Nacional do Ensino Médio: Profissão Docente, Currículo e Novas Tecnologias. Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Mossoró, 2012.
TOCI, A.; FARAH, A.; TRUGO, L. C. Efeito do processo de descafeinação com diclorometano sobre a composição química dos cafés arábica e robusta antes e após a torração. Química Nova, v. 29, n 5, p. 965 – 971, 2006.
TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. 10. ed. São Paulo: ARTMED, 2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.