Intervenção física e psicológica com idosos hipertensos: relato de experiência

Autores

  • Marina Carvalho Freitas Universidade Federal de São João del-Rei
  • Nathália Mariane Carvalho Universidade Federal de São João del-Rei
  • Jacqueline Danielle Pereira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Luciana Martins Baccarini Universidade Federal de São João del-Rei
  • Maria Nivalda Carvalho-Freitas Universidade Federal de São João del-Rei
  • Marcos Vieira da Silva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Andrea Carmen Guimarães Universidade Federal de São João del-Rei

Resumo

Introdução: Programas de “envelhecimento ativo” têm sido incentivados pela Organização Mundial de Saúde, desde a publicação do Marco Político de Envelhecimento Ativo (WHO, 2002), visando a contribuir para a saúde e a participação social, econômica, política e cultural da população idosa.

Objetivo: Apresentar os resultados de uma intervenção física e psicológica realizada com três grupos de idosos hipertensos, visando à promoção de qualidade de vida dos participantes.

Métodos: As atividades foram desenvolvidas durante quatro meses e foram conduzidas por estudantes dos cursos de graduação em Psicologia e Educação Física de uma universidade pública de Minas Gerais. A intervenção física contou com exercícios aeróbicos e anaeróbicos visando à promoção de autonomia; já a intervenção psicológica consistiu de oficinas de grupos operativos para discussão sobre a hipertensão arterial e com atividades que buscavam melhorar a autoestima, o autoconhecimento e a qualidade de vida dos participantes.

Resultados: Os resultados foram avaliados qualitativamente e também por meio do instrumento WHOQOL-bref. Verificou-se influência positiva da articulação entre atividades físicas (que auxiliam no fortalecimento dos músculos e na diminuição nos níveis de repouso da pressão arterial) e oficinas grupais que contribuem para a criação de vínculos, o compartilhamento de questões familiares e a experiência de ouvir e se sentir ouvido.

Conclusão: As atividades desenvolvidas indicaram melhorias na qualidade de vida dos participantes e podem contribuir para fundamentar possíveis intervenções com esse público em outros contextos, como nos serviços de atenção primária à saúde.

Biografia do Autor

Marina Carvalho Freitas, Universidade Federal de São João del-Rei

Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, Brasil.

Nathália Mariane Carvalho, Universidade Federal de São João del-Rei

Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, Brasil.

Jacqueline Danielle Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, Brasil.

Luciana Martins Baccarini, Universidade Federal de São João del-Rei

Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, Brasil.

Maria Nivalda Carvalho-Freitas, Universidade Federal de São João del-Rei

Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, Brasil.

Marcos Vieira da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, Brasil.

Andrea Carmen Guimarães, Universidade Federal de São João del-Rei

Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, Brasil.

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Publicado

2022-08-04

Como Citar

Carvalho Freitas, M., Carvalho, N. M., Pereira, J. D., Martins Baccarini, L., Carvalho-Freitas, M. N., Vieira da Silva, M., & Guimarães, A. C. (2022). Intervenção física e psicológica com idosos hipertensos: relato de experiência. Ciência ET Praxis, 14(27), 59–77. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/5061

Edição

Seção

ARTIGOS - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS