O ensino-apresendizagem nas residências em saúde: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.36704/cipraxis.v15i29.6440Palavras-chave:
Formação em saúde; Residências em saúde; Educação na saúdeResumo
Introdução: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura Methodi Ordinatio com a metodologia, avaliação, percepção, atitudes e organização frente ao ensino-aprendizagem da Residência em Saúde foram seguidas as etapas de 1 a 9 do Methodi Ordinatio.
Objetivo: Apresentar como ocorre o ensino-aprendizagem nos programas de residência em saúde, para isso utilizou o Methodi Ordinatio.
Métodos: Utilizou-se as bases de dados PubMed, LILACS, Scopus, Scielo, Web of Science, foram incluídos os estudos de 2005 a 2020, relacionado a residência em saúde modelo uniprofissionais e multiprofissionais com foco no ensino- aprendizagem, qualitativa e/ou quantitativos e idiomas, espanhol e português. Foi realizado os 29 artigos selecionados para leitura.
Resultados: Apontam a realização de pesquisas em diferentes dos países incluídos, sendo treze eram do Brasil, doze dos Estados Unidos, dois do Quênia, um da Espanha e um do Japão, ainda por meio das análises foi possível verificar que na categoria em cada estudo se estabeleceu quatro categorias referentes ao ensino-aprendizagem: objetivos da formação, concepções teóricas, estratégia de ensino e potencialidades e fragilidades do processo.
Conclusão: O ensino-aprendizagem dos Residência em Saúde, tem um papel importante nos serviços de saúde, sendo fundamental a análise de seus objetivos de formação, teoria e prática, potencialidades e fragilidades do processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que esse estudo colabore com a curiosidade epistemológica dos pesquisadores para que novos estudos sejam realizados sobre o tema possam encarar as maneiras de ensinar e aprender não como simples palavras, mas como compromisso de cada um e como possibilidade de mudanças significativas no que se refere à formação em saúde e na qualidade do atendimento.
Referências
ALQADERI, H.; TAVARES, M. A.; RIEDY, C. Residents’ Perspectives on and Application of Dental Public Health Competencies Using Case-Based Methods. Journal of Dental Education, v. 83, n. 12, p. 1445–1451, 2019. DOI: https://doi.org/10.21815/JDE.019.150
ARGYRIS, C.; SCHON, D. A. Theory in practice: Increasing professional effectiveness. Jossey-bass, 1974.
ARIAS, A.; PETERS, O. A.; BROYLES, I. L. New curricular design in biostatistics to prepare residents for an evidence-based practice and lifelong learning education: a pilot approach. International Endodontic Journal, v. 50, n. 10, p. 999–1010, 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/iej.12714
BARRETO, C. T. G. et al. Educação permanente: perspectivas de enfermagem no contexto da atenção secundária à saúde. Rev. enferm. UFPE on line, p. [1-11], 2021. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.246165
BEZERRA, T. C. A. et al. Avaliação De Programas De Formação Profissional Em Saúde: Construção E Validação De Indicadores. Trabalho, Educação e Saúde, v. 14, n. 2, p. 445–472, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00111
BRASIL, Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude. Diário Oficial da União, Brasília, 30 de junho 2005. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2005/lei-11129-30-junho-2005-537682-normaatualizada-pl.pdf.Acesso em: 18 de novembro 2021.
BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria nº 278, de 27 de fevereiro de 2014. Institui diretrizes para implementação da Política de Educação Permanente em Saúde no âmbito do Ministério da Saúde. Diário Oficial da União, v. 27, p. 59-60, 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: O que se tem produzido para o seu fortalecimento? 1ª Edição revisada, Brasília-DF. Editora MS/CGDI.2018. 9p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006
BRASIL. Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação eo desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2004.
BRATT, M. M. Nurse residency program: Best practices for optimizing organizational success. Journal for Nurses in Professional Development, v. 29, n. 3, p. 102–110, 2013. DOI: https://doi.org/10.1097/NND.0b013e318292649f
CASANOVA, I. A.; BATISTA, N. A.; MORENO, L. R. Interprofessional education and shared practice in multiprofessional health residency programs. Interface: Communication, Health, Education, v. 22, p. 1325–1337, 2018.
COOKE, A.; SMITH, D.; BOOTH, A. B. PICO: the SPIDER tool for qualitative evidence synthesis. Qualitative health research, v. 22, n. 10, p. 1435-1443, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/1049732312452938
CUNNINGHAM, S. et al. Barriers and facilitators for a collaborative international physical therapist residency program in Nairobi, Kenya. Frontiers in Public Health, v. 6, n. OCT, p. 1–8, 2018. DOI: https://doi.org/10.3389/fpubh.2018.00266
DALLEGRAVE, D.; CECCIM, R. B. Learning meetings and singular pedagogical projects in health residency programs. Interface: Communication, Health, Education, v. 22, n. 66, p. 877–887, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0020
DE FARIA P., C. S.; DE MELO TAVARES, Cláudia Mara. Significado de modo tutoría dentro de la residencia multiprofesional en salud en un hospital universitario. Revista Cubana de Enfermería, v. 32, n. 4, p. 126-135, 2016.
FARLAND, M. Z. et al. Pharmacy resident teaching and learning curriculum program outcomes: Student performance and quality assessment. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, v. 10, n. 6, p. 680–686, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2018.03.015
DE LEMOS MELLO, A. et al. Fatores que interferem no ensino e aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde: revisão integrativa. ABCS Health Sciences, v. 44, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i2.1176
FERNANDES, M. N. DA S. et al. Satisfação E Insatisfação De Residentes Multiprofissionais Em Saúde Na Perspectiva da Formação. Revista Baiana de Enfermagem, v. 31, n. 3, p. 1–10, 2017. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.18344
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª edição- Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GARRISON, G. D. et al. An asynchronous learning approach for the instructional component of a dual-campus pharmacy resident teaching program. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 79, n. 2, 2015. DOI: https://doi.org/10.5688/ajpe79229
HOBO, K. et al. Effects of an interactive simulation material for clinical dentistry on knowledge acquisition and memory retention in dental residents. Journal of Medical and Dental Sciences, v. 64, p. 43–52, 2017.
HOWARD, M. L. et al. Pharmacy residents as primary educators within a professional pharmacy elective. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, v. 9, n. 5, p. 862–868, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2017.05.017
JAGGI, L. M. DE A. et al. Strategic management promoting teaching and service integration: Multidisciplinary residency deployment in onco-hematology. Interface: Communication, Health, Education, v. 22, n. 66, p. 939–949, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0906
KUNIN, M.; JULLIARD, K. N.; RODRIGUEZ, T. E. Comparing Face-to-Face, Synchronous, and Asynchronous Learning: Postgraduate Dental Resident Preferences. Journal of Dental Education, v. 78, n. 6, p. 856–866, 2014. DOI: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2014.78.6.tb05739.x
MACHADO, L. D. S. et al. Competências em promoção da saúde: conformações e recursos mobilizados na residência multiprofissional. Escola Anna Nery, v. 26, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2021-0089
MACHADO, L. D. S. et al. Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, n. 0, p. 1–8, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017024803386
MELLO, A. DE L. et al. TEACHING-SERVICE INTEGRATION IN THE TRAINING OF HEALTH RESIDENTS: THE TEACHER’S PERSPECTIVE. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 28, p. 1–12, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2017-0019
MENEZES, A. A.; ESCÓSSIA, L. da. A. Residência Multiprofissional em Saúde como estratégia para a humanização: modos de intervir no cotidiano de um hospital universitário. Fractal: Revista de Psicologia, v. 30, n. 3, p. 322-329, 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/5561
MNATZAGANIAN, C. L. et al. Development of a community-academic collaborative pharmacy residency program. American Journal of Health-System Pharmacy, v. 76, n. 14, p. 1079–1086, 2019. DOI: https://doi.org/10.1093/ajhp/zxz088
NEVES, C. E. B.; MARTINS, C. B. Ensino Superior no Brasil: uma visão abrangente. In: DWYER, Tom...[et al.]. Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira.– Brasília: Ipea; Pequim: SSAP, 2016.
OLSON-SITKI, K.; WENDLER, M. C.; FORBES, G. Evaluating the impact of a nurse residency program for newly graduated registered nurses. Journal for Nurses in Staff Development, v. 28, n. 4, p. 156–162, 2012. DOI: https://doi.org/10.1097/NND.0b013e31825dfb4c
PAGANI, R.; DE ANDRADE, L. O. M. Preceptoria de Território, Novas Práticas e Saberes na Estratégia de Educação Permanente em Saúde da Família: O estudo do caso de Sobral, CE. Saude e Sociedade, v. 21, n. SUPPL. 1, p. 94–106, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000500008
PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, v. 105, n. 3, p. 2109-2135, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1744-x
PERSONETT, H. A. et al. Road Map for Research Training in the Residency Learning Experience. Journal of Pharmacy Practice, v. 31, n. 5, p. 489–496, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/0897190017727382
RAMOS, T. M.; RENNÓ, H. M. S. Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos. Revista gaucha de enfermagem, v. 39, p. e20180017, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2018-0017
ROSA, S. D.; LOPES, R. E. Tecendo os fios entre educação e saúde: avaliação do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 21, n. 2, p. 637–660, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200016
ROSSONI, E. Residência na atenção básica à saúde em tempos líquidos. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 25, p. 1011-1031, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312015000300017
SILVA, C. T. et al. Residência multiprofissional como espaço intercessor para a educação permanente em saúde. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 25, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-0707201600002760014
SILVA, L. B. Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil: alguns aspectos da trajetória histórica. Revista Katálysis, v. 21, n. 1, p. 200-209, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n1p200
TORRECILLA-ABRIL, M. et al. Community health training for Family and Community Health Nursing residents in a Multiprofessional Teaching Unit. Three years of experience. Enfermería Clínica (English Edition), v. 29, n. 6, p. 336–343, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.enfcle.2018.04.002
TORRES, Rafael Bruno Silva et al. Estado da arte das residências integradas, multiprofissionais e em área profissional da Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.170691
VASCONCELOS, A. C. F. DE; STEDEFELDT, E.; FRUTUOSO, M. F. P. Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança de práticas profissionais: Com a palavra, os profissionais de saúde. Interface: Communication, Health, Education, v. 20, n. 56, p. 147–158, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0395
VESSEY, J. A. et al. Teaching patient-centered care through the veterans history project. Nurse Educator, v. 43, n. 6, p. 322–325, 2018. DOI: https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000000506
WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa. Genebra: World Health Organization, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciência ET Praxis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.