O ensino-apresendizagem nas residências em saúde: uma revisão sistemática

Autores

  • Jessica Cristiane Martins Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Lidia Mirelly Araujo de Sá Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Cláudia Garabeli Cavalli Kluthcovsky Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.36704/cipraxis.v15i29.6440

Palavras-chave:

Formação em saúde; Residências em saúde; Educação na saúde

Resumo

Introdução: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura Methodi Ordinatio com a metodologia, avaliação, percepção, atitudes e organização frente ao ensino-aprendizagem da Residência em Saúde foram seguidas as etapas de 1 a 9 do Methodi Ordinatio.  

Objetivo: Apresentar como ocorre o ensino-aprendizagem nos programas de residência em saúde, para isso utilizou o Methodi Ordinatio.

Métodos: Utilizou-se as bases de dados PubMed, LILACS, Scopus, Scielo, Web of Science, foram incluídos os estudos de 2005 a 2020, relacionado a residência em saúde modelo uniprofissionais e multiprofissionais com foco no ensino- aprendizagem, qualitativa e/ou quantitativos e idiomas, espanhol e português. Foi realizado os 29 artigos selecionados para leitura.

Resultados: Apontam a realização de pesquisas em diferentes dos países incluídos, sendo treze eram do Brasil, doze dos Estados Unidos, dois do Quênia, um da Espanha e um do Japão, ainda por meio das análises foi possível verificar que na categoria em cada estudo se estabeleceu quatro categorias referentes ao ensino-aprendizagem: objetivos da formação, concepções teóricas, estratégia de ensino e potencialidades e fragilidades do processo.

Conclusão: O ensino-aprendizagem dos Residência em Saúde, tem um papel importante nos serviços de saúde, sendo fundamental a análise de seus objetivos de formação, teoria e prática, potencialidades e fragilidades do processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que esse estudo colabore com a curiosidade epistemológica dos pesquisadores para que novos estudos sejam realizados sobre o tema possam encarar as maneiras de ensinar e aprender não como simples palavras, mas como compromisso de cada um e como possibilidade de mudanças significativas no que se refere à formação em saúde e na qualidade do atendimento.

Biografia do Autor

Jessica Cristiane Martins, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Programa de Pós-Graduação em Ciências de Saúde, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Lidia Mirelly Araujo de Sá, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Residência Multiprofissional de Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Ana Cláudia Garabeli Cavalli Kluthcovsky, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Medicina, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

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Publicado

2022-08-28

Como Citar

Martins, J. C., Araujo de Sá, L. M., & Garabeli Cavalli Kluthcovsky, A. C. (2022). O ensino-apresendizagem nas residências em saúde: uma revisão sistemática. Ciência ET Praxis, 15(29), 73–87. https://doi.org/10.36704/cipraxis.v15i29.6440

Edição

Seção

ARTIGOS - EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES