EDUCAÇÃO SUPLETIVA E ENSINO SUPLETIVO COMO POLÍTICA NACIONAL: nas trilhas da história da Educação de Adultos - da Constituição de 1891 à Lei nº 5.692/71 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Autores

  • Adálcio Carvalho de Araújo

Palavras-chave:

Educação de Adultos. Educação supletiva. Ensino supletivo. Política Nacional de Educação.

Resumo

A Educação de Adultos no Brasil se apresentou, ao longo da história,como uma temática de desinteresse político, que não possuía umaação pública muito efetiva. A proposta deste trabalho é discutir aEducação de Adultos, no Brasil, no contexto histórico do final doséculo XIX e no século XX, com destaque para dois momentos:quando se propõe uma política de educação supletiva e umapolítica de ensino supletivo no âmbito federal. Utilizando da revisãobibliográfica, o trabalho apresenta discussões dos marcos legaisque corroboraram e consolidaram as políticas de alfabetização deadultos, partindo da Constituição de 1891 com o veto ao voto doanalfabeto à legalização do ensino supletivo no regime militar. Nessaabordagem, destaca-se a conceituação de educação supletiva e deensino supletivo e sua mesclagem, apontando também o momentoem que o sujeito adolescente passa a integrar o público-alvo dapolítica de Educação de Adultos.

Biografia do Autor

Adálcio Carvalho de Araújo

Professor da Faculdade de Políticas Públicas da UEMG. Coordenador Adjuntoda UAB/UEMG. Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação - FaE/CBH/UEMG. Especialista em Geografia e Meio Ambiente, Sociologia e Supervisão Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Licenciado em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Araújo, A. C. de. (2015). EDUCAÇÃO SUPLETIVA E ENSINO SUPLETIVO COMO POLÍTICA NACIONAL: nas trilhas da história da Educação de Adultos - da Constituição de 1891 à Lei nº 5.692/71 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Perspectivas Em Políticas Públicas, 8(16), 69–100. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1018

Edição

Seção

Artigos