REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: um estudo sobre a efetividade do Programa para Redução do Abandono e Evasão no Ensino Médio em Minas Gerais

Autores

  • Daniela Soares dos Santos Mestre em História pela UFMG (2007). Licenciada e Bacharel em História pela UFV (2004). Bacharel em Administração Pública pela UFU (2016).
  • João Paulo Flaviano de Assis Técnico em eletroeletrônica pelo SENAI (1998), Bacharel em Administração Pública pela UFU (2016).
  • Catarine Palmieri Pitangui Tizziotti Administradora (2005). Mestre (2009) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, em regime de Dedicação Exclusiva, na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) (2014) na área de Finanças. Integrante dos núcleos de pesquisa NePFin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças) e do NPExGPP (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gestão e Políticas Públicas).

Palavras-chave:

Políticas Públicas para Educação, Indicadores para Educação, Reinventando o Ensino Médio,

Resumo

Neste trabalho foi proposta uma análise da efetividade do Programa
Reinventando o Ensino Médio (REM) sob uma perspectiva de análise
quantitativa dos indicadores de abandono e evasão. O REM foi um
projeto criado pelo estado de Minas Gerais para atender à Portaria
Ministerial nº 1.140 com o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do
Ensino Médio e visava à valorização da formação continuada dos
professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino
médio público, nas áreas rurais e urbanas. Os dados foram obtidos
através de pesquisa documental, análise dos Censos Escolares
e visitas de campo em uma amostra das escolas participantes do
Programa. Os resultados obtidos apontam que o programa não foi
efetivo em suas propostas em grande parte devido a problemas na
implementação que foram negligenciados pelos gestores, apesar de
um forte aparato de monitoramento e avaliação das ações propostas.
Por todos os problemas apresentados o Programa foi interrompido
no início de 2015, sem terminalidade aos alunos que o haviam
iniciado. A orientação para solução dos problemas detectados é
a discussão prévia dos projetos com os pares, sobretudo partes
executoras. Além disso, é importante que se discutam projetos
pertinentes a cada contexto, o que pode ser adaptado pelo uso
correto das informações de monitoramento e avaliação.

Biografia do Autor

Daniela Soares dos Santos, Mestre em História pela UFMG (2007). Licenciada e Bacharel em História pela UFV (2004). Bacharel em Administração Pública pela UFU (2016).

Mestre em História pela UFMG (2007). Licenciada e Bacharel em História pela
UFV (2004). Bacharel em Administração Pública pela UFU (2016).

João Paulo Flaviano de Assis, Técnico em eletroeletrônica pelo SENAI (1998), Bacharel em Administração Pública pela UFU (2016).

Técnico em eletroeletrônica pelo SENAI (1998), Bacharel em Administração Pública
pela UFU (2016).

Catarine Palmieri Pitangui Tizziotti, Administradora (2005). Mestre (2009) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, em regime de Dedicação Exclusiva, na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) (2014) na área de Finanças. Integrante dos núcleos de pesquisa NePFin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças) e do NPExGPP (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gestão e Políticas Públicas).

Administradora (2005). Mestre (2009) e Doutora em Engenharia de Produção pela
Universidade Federal de São Carlos (2013). Professora Adjunta da Universidade
Federal de Uberlândia, em regime de Dedicação Exclusiva, na Faculdade de Gestão e
Negócios (FAGEN) (2014) na área de Finanças. Integrante dos núcleos de pesquisa
NePFin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças) e do NPExGPP (Núcleo de
Pesquisa e Extensão em Gestão e Políticas Públicas).

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Publicado

2017-01-23

Como Citar

dos Santos, D. S., de Assis, J. P. F., & Tizziotti, C. P. P. (2017). REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: um estudo sobre a efetividade do Programa para Redução do Abandono e Evasão no Ensino Médio em Minas Gerais. Perspectivas Em Políticas Públicas, 10(1), 165–201. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/2258

Edição

Seção

Artigos