O ESTEREÓTIPO E O REAL: reflexões acerca das representações sociais versus a concepção de si do servidor público

Autores

  • Cristina Camila Teles Saldanha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fundação João Pinheiro (FJP-MG)
  • Luciana Gelape dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ester Gomes Bernabé Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Cássia de Azeredo Coutinho Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Administração Pública. Ergologia. Gestão de Pessoas. Representação Social. Servidor Público.

Resumo

A partir da imagem pejorativa do servidor público construída no imaginário popular, o presente estudo teve o intuito de compreender qual a relação existente entre a imagem que o servidor público tem de si e os estereótipos difundidos pela sociedade sobre o funcionário público. Para tal, usou-se como fundamentação teórica os modelos de gestão na Administração Pública, com a coexistência de modelos antigos e mais recentes; a representação social como forma de compreender a percepção da população com relação ao trabalho desempenhado pelo servidor público e a concepção do trabalho pelo próprio funcionário público por meio da abordagem ergológica das dramáticas dos usos de si. Os dados coletados utilizaram de uma técnica de pesquisa diferenciada – de maneira complementar as entrevistas semiestruturadas, os servidores públicos de um órgão estadual de saúde construíram desenhos para capturar a manifestação de sua dimensão mais subjetiva como forma de atingir a percepção que eles têm do próprio trabalho em detrimento da criação da imagem pejorativa criada pelos cidadãos.

Biografia do Autor

Cristina Camila Teles Saldanha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fundação João Pinheiro (FJP-MG)

Doutoranda em Administração pela UFMG. Mestre em Administração Pública pela FJP-MG. Especialista em Gestão de Pessoas pela UEMG. Bacharel em Gestão Pública pela UFMG e bacharel em Relações Internacionais pela PUC-MG.

Luciana Gelape dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda na Faculdade de Educação - FaE/UFMG. Mestre em Administração, psicóloga com especialização em Consultoria Organizacional. Professora do SENAC-MG. 

Ester Gomes Bernabé, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET- MG. Especialista em Gestão de Pessoas pela UEMG. Bacharel em Administração pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Técnico Universitário na UEMG - Unidade Ibirité. 

Cássia de Azeredo Coutinho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Especialista em Gestão de Pessoas pela UEMG. Especialista em Psicologia da Educação pela PUC-MG, psicóloga formada pela FUMEC.

Downloads

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Saldanha, C. C. T., Santos, L. G. dos, Bernabé, E. G., & Coutinho, C. de A. (2020). O ESTEREÓTIPO E O REAL: reflexões acerca das representações sociais versus a concepção de si do servidor público. Perspectivas Em Políticas Públicas, 13(25), 79–136. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/2721

Edição

Seção

Artigos