Atuação do tribunal de contas no controle externo da gestão pública: um estudo de caso no extinto TCM-CE

Autores

  • Vanessa Silva de Sales Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Elaine Freitas de Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Juliana Vieira Corrêa Carneiro Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

Gestão pública. Controle externo. Tribunal de Contas do Município.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a atuação do extinto Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará no controle externo da gestão pública municipal. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no TCM-CE, através da coleta de dados em documentos oficiais e entrevista com especialista do órgão. Os resultados partiram da descrição da estrutura e mecanismos do TCM-CE, além das competências do Tribunal e sua importância na análise gerencial do município. Conclui-se que o Tribunal atuava de forma a contribuir com o aprimoramento da gestão pública municipal, apoiando o desenvolvimento de capacidades gestoras dos responsáveis por recursos públicos e incentivando a sociedade civil a participar mais veemente do controle, através do controle social, enfim, levando informação aos munícipes. No entanto, ressalta-se que a gestão pública ainda precisa evoluir e novos conceitos precisam ser implantados.

Biografia do Autor

Vanessa Silva de Sales, Universidade Federal do Ceará - UFC

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará.

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Administração e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Elaine Freitas de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação, na Universidade Federal da Paraíba e professora da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará.

Juliana Vieira Corrêa Carneiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Administração e professora da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Sales, V. S. de, Machado, D. de Q., Sousa, E. F. de, & Carneiro, J. V. C. (2020). Atuação do tribunal de contas no controle externo da gestão pública: um estudo de caso no extinto TCM-CE. Perspectivas Em Políticas Públicas, 12(24), 75–107. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/2968

Edição

Seção

Artigos