Cooperação entre Municípios: Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (CISA)

Autores

  • Eliane Salete Filippim UNOESC Doutorado em Administração da Unoesc
  • Morgana Pizzolatti Marins Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Palavras-chave:

saúde pública, consórcios públicos, cooperação intermunicipal.

Resumo

O estudo descreve experiência de cooperação intermunicipal na execução de política pública de saúde, por meio da observação da atuação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (CISA). Analisa a estratégia de consorciamento entre municípios como forma de enfrentar problemáticas comuns no atendimento à saúde pública. Com base no estudo de caso qualitativo, o objetivo geral foi investigar a formação e a institucionalização de um consórcio público da área da saúde. Ao observar esse mecanismo de cooperação, focando na área da saúde, os resultados demonstraram que um consórcio público é importante mecanismo de gestão da saúde, especialmente no caso estudado na região do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Eliane Salete Filippim, UNOESC Doutorado em Administração da Unoesc

Pós-doutora em Administração Pública e Governo na EAESP/FGV/SP. Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Doutorado em Administração. Pesquisa focada em cooperação, com ênfase para a administração pública e para a gestão de pessoas. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) em 2016/2018. Consultora externa da Capes para avaliação quadrienal e outras avaliações específicas. Líder do Tema 9: Teorias e Metodologias em Administração Pública, da Divisão de Administração Pública (APB) da ANPAD.

Morgana Pizzolatti Marins, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduanda em Medicina na Universidade de Santa Cruz do Sul

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Filippim, E. S., & Marins, M. P. (2020). Cooperação entre Municípios: Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (CISA). Perspectivas Em Políticas Públicas, 12(24), 297–329. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/3135

Edição

Seção

Artigos