Políticas Públicas Educacionais e Participação Social: a possibilidade de uma gestão democrática pelo Programa Escola Aberta

Autores

  • Juliana Schneider Mesquita Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm-UFES)
  • Vânia Aparecida Rezende Universidade Federal de São João del-Rei-MG
  • Chiara Gomes Costanzi Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo objetivou compreender as percepções dos gestores de escolas públicas estaduais do município de São João del-Rei/MG, sobre o Programa Escola Aberta, uma política pública que se propõe a melhorar a qualidade da educação, promover inclusão social e construir de uma convivência democrática, por meio de uma gestão que visa fortalecer a interação entre escola e comunidade, ampliando as oportunidades de acesso aos espaços de promoção da cidadania. O percurso metodológico apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo e descritiva a partir de entrevistas com roteiros semiestruturados com os diretores das escolas que participam do programa, as análises dos resultados foram articuladas a partir das informações coletadas propiciando uma reflexão em torno do fenômeno. Os resultados sinalizam que apesar do programa propor uma gestão democrática e a participação da comunidade na vida escolar, ainda existem barreiras para a efetiva democratização desses espaços, uma vez que, foi constatada uma tomada de decisão centralizada dos diretores, que contraria todos os princípios de uma gestão democrática. O programa estudado tem desafios a serem superados destacando o entrave burocrático do setor público e a real conscientização em relação às escolas como espaços de promoção de cidadania.

Biografia do Autor

Juliana Schneider Mesquita, Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm-UFES)

Mestranda em Administração no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm-UFES). Graduou-se em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Pesquisadora nas áreas de Estudos Organizacionais e Administração Pública.

Vânia Aparecida Rezende, Universidade Federal de São João del-Rei-MG

Professora adjunta efetiva com dedicação integral ao Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João del-Rei-DECAC/UFSJ. Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - PPGA/UFLA, na área de concentração: Organizações, gestão e sociedade, tendo como núcleo temático Administração Pública. Pesquisadora na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, políticas públicas e participação. Atua como professora e orientadora nos níveis de graduação e mestrado. Membro da Rede de Pesquisadores em Gestão Social - RGS.

Chiara Gomes Costanzi, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda do programa de pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, graduada em Administração pela Uiversidade Federal de São João del Rei. É pesquisadora do NEOS, Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade. Pesquisadora nas áreas de Estudos Organizacionais e Politicas públicas de combate a desigualdades.

Downloads

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Mesquita, J. S., Rezende, V. A., & Costanzi, C. G. (2020). Políticas Públicas Educacionais e Participação Social: a possibilidade de uma gestão democrática pelo Programa Escola Aberta. Perspectivas Em Políticas Públicas, 13(25), 169–195. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/3551

Edição

Seção

Artigos