ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL: ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES PÚBLICAS DIVULGADAS EM PORTAIS ELETRÔNICOS DOS MUNICÍPIOS DO AMAZONAS

Autores

  • Janinne Moraes Gonçalves Universidade Federal do Amazonas
  • Leonor Bernadete Aleixo dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Jean Serrão de Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Sâmia Regina Picanço de Jesus Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Transparência, Índice de Transparência, Municípios.

Resumo

A transparência e a prestação de contas públicas são meios que aproximam a comunicação entre o cidadão e o gestor público, no entanto, embora existam várias normas em vigor sobre transparência pública, ainda se percebe desigualdades em sites de transparência. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o índice de transparência dos municípios mais populosos amazonenses, com população entre 50.000 mil a 3.000.000 milhões de habitantes, acessíveis por meio eletrônico (internet). A pesquisa se classifica como exploratória quanto ao objetivo e multicaso quanto ao procedimento. Com relação à abordagem do problema, utilizou-se a pesquisa quantitativa e qualitativa. A amostra foi composta por oito municípios, no entanto devido manutenção temporária de um dos portais de transparência, a mostra limitou-se a sete municípios. Para identificar o nível de transparência dos municípios, foi utilizada a metodologia proposta por Biderman e Puttomatti (2011), diante da qual é estabelecido um ranking para o nível de transparência dos municípios. Os resultados obtidos revelaram que o município que apresentou melhor índice de transparência foi Manaus com 84% da pontuação possível, e o município menos transparente foi Parintins com 34% do total. Os resultados revelaram que os índices são insuficientes para garantir informações aos cidadãos para que eles possam exercer um controle social efetivo acerca dos atos da gestão pública, o que implica na necessidade dos municípios de aprimorarem as informações que são divulgadas em seus portais de transparência.

Palavras-Chave: Transparência. Índice de Transparência. Municípios.

Biografia do Autor

Janinne Moraes Gonçalves, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Leonor Bernadete Aleixo dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas, especialização em Auditoria Interna e Externa pelo CIESA, graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas.

Jean Serrão de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Psicologia y Ciencias de La Educacion - Universidad de Léon (2016). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Coordenadora do Curso Especialização em Contabilidade e Controladoria da Universidade Federal do Amazonas.

Sâmia Regina Picanço de Jesus, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas (2014), especialização em Gestão Financeira pelo CIESA (2005) e graduação em Ciências Contábeis (1995). Professora da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Coordenadora de Estágio Curricular Supervisionado.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Moraes Gonçalves, J., Aleixo dos Santos, L. B., Serrão de Oliveira, J., & Picanço de Jesus, S. R. (2020). ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL: ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES PÚBLICAS DIVULGADAS EM PORTAIS ELETRÔNICOS DOS MUNICÍPIOS DO AMAZONAS. Perspectivas Em Políticas Públicas, 12(24), 145–178. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/3781

Edição

Seção

Artigos