A GESTÃO DE COMPRA NO SETOR PÚBLICO: A EXPERIÊNCIA NO FUNCIONAMENTO DE UM CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS

Autores

  • Giovani Domingos Beraldo Universidade FUMEC
  • Luiz Antônio Antunes Teixeira Universidade FUMEC
  • Luiz Cláudio de Lima Universidade FUMEC
  • Cacilda Nacur Lorentz Universidade FUMEC

Palavras-chave:

Centro de Serviços Compartilhados, Liderança, Comunicação, Estrutura e Funcionamento

Resumo

Iniciamos nosso trabalho destacando o fato de o Estado ter implantado o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), com o intuito de padronizar os serviços de compras e reduzir os custos com logística aperfeiçoada, sem desrespeitar as legislações vigentes. Assim, este estudo teve como objetivo identificar os fatores que mais influenciaram no processo de funcionamento do CSC, na percepção dos participantes da área de compras do setor público. Foram selecionados os objetivos específicos que buscaram avaliar a influência dos construtos liderança, habilidades e competências, comunicação, estímulo e comprometimento na estrutura do funcionamento do CSC e desenvolveu-se um modelo de análise. Nessa pesquisa, ocorreu ainda divergência de percepção entre os demandadores e gestores do CSC. Enfim, sugere-se que outras pesquisas sejam feitas com essa aproximação.

Biografia do Autor

Giovani Domingos Beraldo, Universidade FUMEC

É graduado em Administração de Empresa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possuindo ampla experiência na área de Administração com enfoque em Organizações Públicas. Mestre em Administração pela FUMEC na área de Gestão Estratégica de Organizações, na linha de Pesquisa Estratégia e Tecnologias em Marketing.

Luiz Antônio Antunes Teixeira, Universidade FUMEC

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971) e doutorado em Direção de Empresas pelo Instituto de Estúdios Superiores de La Empresa (1982). 

Luiz Cláudio de Lima, Universidade FUMEC

Doutor em Administração, mestre em Engenharia da Produção pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e Especialização Gestão de RH e em Consultoria Organizacional pela Fundação Dom Cabral.

Cacilda Nacur Lorentz, Universidade FUMEC

Doutora em Administração pela UFMG, na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Mestre em Administração e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Graduada em Psicologia, Professora de Educação Superior nível VI da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais e da Universidade FUMEC, ampla experiência em Gestão e Consultoria na área de Gestão de Pessoas.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Beraldo, G. D., Teixeira, L. A. A., de Lima, L. C., & Lorentz, C. N. (2020). A GESTÃO DE COMPRA NO SETOR PÚBLICO: A EXPERIÊNCIA NO FUNCIONAMENTO DE UM CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS. Perspectivas Em Políticas Públicas, 12(24), 359–393. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/3944

Edição

Seção

Artigos