REDES SOCIAIS DIGITAIS E A PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS ATIVIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ENFOQUE NA SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA DO MUNICÍPIO DE JAÚ/SP

Autores

  • Ricardo Brancaglion UEPG
  • Renata Klafke UFPR
  • Claudia Picinin UTFPR

Palavras-chave:

REDE SOCIAL, EMPODERAMENTO, PARTICIPAÇÃO, TRANSPARÊNCIA.

Resumo

Desde o advento da Constituição Federal de 1988, o conceito de participação popular na administração pública vem crescendo constantemente, porém, a sua forma ainda se encontra bastante superficial. Uma grande ferramenta que pode auxiliar neste sentido é a tecnologia. Utilizando-se deste meio e aplicando o conceito de redes sociais digitais, é possível resolver dois grandes problemas: a comunicação entre órgãos públicos e cidadãos e o aproveitamento destas informações por parte dos órgãos públicos para execução do seu planejamento. O objetivo deste trabalho é aplicar esta ideia considerando algumas das principais atribuições da Secretaria de Mobilidade Urbana do município de Jaú/SP. Para tanto foi utilizado o método de pesquisa qualitativo, utilizando-se objetivos exploratórios e procedimentos de coletas de dados empregando-se pesquisa bibliográfica. Como resultado foi possível evidenciar que a união dos conceitos de redes sociais digitais e a participação social na administração pública são elementos fundamentais para buscar a evolução da democracia.

Biografia do Autor

Ricardo Brancaglion, UEPG

Graduado em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza" (FATEC Jaú/SP) em 2003.

Especialista em Tecnologia da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP Bauru/SP) em 2007.

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 2016.

Desde 2003 atua no departamento de Tecnologia da Informação de empresa do ramo de produção de embalagens (Jaú/SP).

Renata Klafke, UFPR

Formada em Administração de Empresas, possui Mestrado em Engenharia Industrial e está concluindo seu doutorado em Marketing.
Trabalha desde 2004 com gestão de negócios internacionais, lidando com processos de importação e exportação em empresas nacionais e multinacionais.
Professora de Negócios Internacionais na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) por 5 anos (2013-2018)

Claudia Picinin, UTFPR

Graduado em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Negócios e Logística. Especialista em Gestão Industrial - Conhecimento e inovação. Doutor em Administração de Empresas (Universidade Positivo).
Atualmente é professora do departamento de Engenharia de Produção da Universidade UTFPR - Campus Ponta Grossa - Brasil.
Especialidades: Qualidade de Vida no Trabalho, Gestão do Conhecimento e Inovação.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Brancaglion, R., Klafke, R., & Picinin, C. (2020). REDES SOCIAIS DIGITAIS E A PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS ATIVIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ENFOQUE NA SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA DO MUNICÍPIO DE JAÚ/SP. Perspectivas Em Políticas Públicas, 12(24), 213–245. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/3986

Edição

Seção

Artigos