INTERFACES ENTRE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS: O caso do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha – Paraíba

Autores

  • Thiago Araújo Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Alicia Ferreira Gonçalves Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Parque, Indicadores, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão sobre a importância dos indicadores de sustentabilidade nas unidades de conservação e os reflexos destes nas políticas públicas ambientais. O objeto de estudo para fins de recorte metodológico foi o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha-PEMAV, pertencente ao município de Cabedelo no litoral da Paraíba, principal unidade de conservação marinha do Estado. Para auxiliar a compreensão sobre desenvolvimento sustentável e sua importância para a manutenção dos recursos naturais discutiu-se a formulação das políticas públicas ambientais como resultado da análise de indicadores. O manuscrito caracteriza-se através da pesquisa documental e bibliográfica, de cunho exploratória, com observação participante e do tipo estudo de caso. Concluiu-se a existência de uma política pública insipiente na medida em que não se percebe, ao longo dos dezessete anos de existência do parque, práticas eficazes de manejo mesmo diante do aumento na disponibilidade dos recursos financeiros para o órgão gestor.

Biografia do Autor

Thiago Araújo Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2016-2020). Mestre no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2014-2016). Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB (2006-2010). Tem experiência na área das Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade sócio-empresarial, sustentabilidade, indicadores, turismo, áreas protegidas e políticas públicas.

Alicia Ferreira Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professora Associada II no Depto de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Downloads

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Silva, T. A., & Gonçalves, A. F. (2020). INTERFACES ENTRE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS: O caso do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha – Paraíba. Perspectivas Em Políticas Públicas, 13(25), 209–238. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/4277

Edição

Seção

Artigos