Eficiência das Despesas Públicas Municipais no Ensino Fundamental: Uma comparação entre os resultados do IDEB nas regiões do Brasil

Autores

  • Paula Guelman Davis Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG)
  • Antônio Artur de Souza Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Despesa Pública, Educação, Indicadores Socioeconômicos, IDEB

Resumo

O presente artigo busca verificar a relação existente entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a despesa por aluno dos municípios por meio de uma comparação dos resultados obtidos nas regiões brasileiras. Sob a hipótese nula de que existe uma relação entre essas variáveis, foi proposto um modelo de regressão simples. Os resultados mostraram a rejeição dessa hipótese, o que indicou que a despesa pública com educação não possui relação direta com o IDEB em nenhuma das regiões. Diante disso, é necessário que sejam investigações mais aprofundadas de forma a verificar outros fatores que podem influenciar na nota do Índice como, por exemplo, média de alunos por turmas, infraestrutura das escolas, renda per capita, entre outros.

Biografia do Autor

Paula Guelman Davis, Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG)

Bacharel em Administração Pública pela Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

MBA em Gestão Estratégica de Finanças pela PUC Minas. 

Mestranda no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Estado de Minas Gerais. 

Antônio Artur de Souza, Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor em Management Science pela Universidade de Lancaster na Inglaterra.

Pós-doutor em Finanças pela Universidade de Grenoble, na França.


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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Davis, P. G., & de Souza, A. A. (2021). Eficiência das Despesas Públicas Municipais no Ensino Fundamental: Uma comparação entre os resultados do IDEB nas regiões do Brasil. Perspectivas Em Políticas Públicas, 14(27). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/4293

Edição

Seção

Artigos