A GARANTIA DA COEXISTÊNCIA DOS ESTADOS POR INTERMÉDIO DE MOVIMENTOS ANTINÔMICOS: A INDEPENDÊNCIA E A INTERDEPENDÊNCIA

Autores

  • Maria Adriane de Alcantara Adriane Alcantara Universidade católica de Minas Gerais
  • Mario Lucio Quintão Soares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Voluntarismo. Interdependência. Multilateralismo.

Resumo

Examina-se neste artigo o movimento antinômico dos Estados soberanos. De Estados independentes que afirmam sua soberania, a necessidade da cooperação, a interdependência, embora, preservando a sua independência. O direito internacional é dinâmico e nesta nova era, nos deparamos ainda com a interdependência complexa. A metodologia baseou-se no estudo da evolução dos Estados individualistas e independentes desde o seu nascimento até o surgimento do multilateralismo. A interdependência, apesar de necessária, recebe criticas, podemos mencionar a Teoria da Interdependência Complexa surgida no século XX, tendo como autores Robert Keohane e Joseph S. Nye no clássico “Poder e Interdependência” Política mundial em transição.

Biografia do Autor

Maria Adriane de Alcantara Adriane Alcantara, Universidade católica de Minas Gerais

Doutotanda em direito internacional pela PUC/minas.

Mario Lucio Quintão Soares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG).

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

Alcantara, M. A. de A. A., & Quintão Soares, M. L. (2020). A GARANTIA DA COEXISTÊNCIA DOS ESTADOS POR INTERMÉDIO DE MOVIMENTOS ANTINÔMICOS: A INDEPENDÊNCIA E A INTERDEPENDÊNCIA. Perspectivas Em Políticas Públicas, 13(26), 181–199. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/4798

Edição

Seção

Artigos