O PSPN NA PAUTA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: DISPUTAS NA ARENA POLÍTICA E CONSTRUÇÃO DA AGENDA EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Políticas públicas. Arenas políticas. Formação da agenda. Remuneração docente. PSPN

Resumo

Este artigo analisa a emergência do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica – PSPN, nas discussões de políticas da valorização docente no Brasil. Para isso, à luz da teoria das arenas políticas de Lowi e da formação de agendas de Kingdon, faz uma discussão sobre os principais fatores, atores e o contexto político que levaram ao surgimento dessa pauta, assim como sua inclusão e permanência na agenda. Realizou-se uma reflexão sobre os referenciais teóricos escolhidos e uma análise documental da legislação educacional a fim de se compreender o lugar do piso nos quadros das políticas de valorização docente. Procurou-se evidenciar quais atores sociais incidiram na sua criação e de que forma se deu essa influência.

Biografia do Autor

Daniel Santos Braga, Centro Universitário Newton Paiva; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Unidade Ibirité); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Docente em cursos de formação de professores do Centro Universitário Newton Paiva e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Unidade Ibirité). Doutorando em educação pela UFMG. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi professor do Departamento de Ciências aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Ágnez de Lelis Saraiva, Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho/Fundação João Pinheiro (FJP)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com pesquisa em Políticas Públicas em Educação. Possui mestrado em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (2007). Atualmente é servidor estatutário da Fundação João Pinheiro e atua na docência, orientação de monografia e pesquisa nos seguintes temas: gestão pública, políticas públicas, com destaque para as sociais, segurança pública e educacional.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Braga, D. S., & Saraiva, Ágnez de L. (2021). O PSPN NA PAUTA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: DISPUTAS NA ARENA POLÍTICA E CONSTRUÇÃO DA AGENDA EDUCACIONAL. Perspectivas Em Políticas Públicas, 14(27). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/5203

Edição

Seção

Artigos