AGENDA PÚBLICA E O PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PROFIAP:

UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODEL MULTIPLE STREAMS, DE KINGDON

Autores

  • JENNIFER SOUZA PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
  • JOANA d'ARC LONGATTI SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • VÂNIA APARECIDA REZENDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

DOI:

https://doi.org/10.36704/ppp.v16i31.7530

Palavras-chave:

Políticas públicas; Model Multiple Streams; agenda governamental; PROFIAP.

Resumo

Políticas públicas visam responder às demandas da sociedade por meio de ações do governo e entender como o dinamismo, relacionado à escolha e ao desenvolvimento, se configura. Pensar as políticas públicas de forma cíclica permite que as diferentes etapas sejam focos de análises individualizadas, e, ao mesmo tempo, integrativas, visto que, o formato indica constância e continuidade. Neste sentido a agenda, foco central de análise deste trabalho, pode apresentar questões que ascendem à própria formalização da agenda governamental. Sendo assim o objetivo deste artigo é analisar, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), sua inserção na agenda governamental a partir do Model Multiple Streams, de John Kingdon. Realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, isto é, uma revisão bibliográfica e consulta documental, buscando reflexões relacionadas ao modelo teórico em questão. Os resultados demonstraram que a criação do PROFIAP pode ser compreendida por meio de alguns elementos presentes no modelo estudado, destacou-se como marco importante que a criação do referido programa de mestrado profissional está estreitamente ligada à qualificação dos servidores públicos no Brasil, como fruto da Reforma Gerencial. Outro fator revelado foi a criação, em 2009, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), espaço favorável à elaboração de uma proposta do programa. Destaca-se ainda o papel crucial da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e, soma-se a esses fatores, o clima nacional propício para implantação de políticas públicas educacionais por meio do governo federal no contexto analisado.

Biografia do Autor

JENNIFER SOUZA PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

Mestranda em Administração Pública (PROFIAP) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

JOANA d'ARC LONGATTI SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Mestranda em Administração Pública (PROFIAP). Especialista em Recursos Humanos pela UNINTER. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFSJ e Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pelo IF Sudeste de Minas. Técnica em administração Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

VÂNIA APARECIDA REZENDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

Pós doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora e mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - PPGA/UFLA, na área de Administração Pública. Professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Coordenadora local do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP)

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

PEREIRA, J. S., LONGATTI SILVA, J. d’ARC, & REZENDE, V. A. (2023). AGENDA PÚBLICA E O PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PROFIAP: : UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODEL MULTIPLE STREAMS, DE KINGDON. Perspectivas Em Políticas Públicas, 16(31), 225–250. https://doi.org/10.36704/ppp.v16i31.7530

Edição

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Artigos