A LONGA CAMINHADA ATÉ A REVOLUÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS: análise da implementação das Políticas de TIC na Educação a partir da experiência do Plano Ceibal e do Modelo “Um a Um” no Uruguai.

Autores

  • Eduardo Rodríguez Zidán
  • Fabián Alejandro Teliz

Resumo

A implementação de políticas para incorporar as Tecnologias da informação e Comunicação (TICs) aos sistemas educativos de nossas sociedades latino-americanas é uma das consecuções mais significativas dos últimos 20 anos. Neste, estudo, nosso propósito é realizar uma análise do Plano Ceibal/Uruguai sob três perspectivas. Em primeiro lugar, apresentamos um estudo descritivo das principais investigações realizadas, até o momento, sobre os primeiros resultados oriundos da implementação do Plano Ceibal na educação primária pública. Posteriormente, a partir da revisão de contribuições teóricas e dos resultados de investigações feitas na região, examinamos a relação entre as políticas TICs e os sistemas educativos. Finalmente, discutem-se as diversas estratégias e alternativas para a melhoria nas aprendizagens, no ensino e na inclusão social a partir da introdução de computadores pessoais XO na educação pública uruguaia.

Palavras-chave: Mudança na educação. Plano Ceibal no Uruguai. Políticas TIC para a s escolas.

Biografia do Autor

Eduardo Rodríguez Zidán

Centro regional de profesores del litoral

Downloads

Publicado

2011-05-01

Como Citar

Zidán, E. R., & Teliz, F. A. (2011). A LONGA CAMINHADA ATÉ A REVOLUÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS: análise da implementação das Políticas de TIC na Educação a partir da experiência do Plano Ceibal e do Modelo “Um a Um” no Uruguai. Perspectivas Em Políticas Públicas, 4(7), 27–60. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/933

Edição

Seção

Artigos