A VIDA PÚBLICA EM DEBATE: aspectos para discussão sobre a potencialidade democrática de “canais” participativos.

Autores

  • Cynthia Rúbia Braga Gontijo
  • Rogério Cunha Campos

Resumo

Na história política brasileira presente institucionalizam-se determinadosespaços denominados de canais para a participação da sociedadecivil na gestão de interesses públicos. Constata-se que a disputa pelanoção de público, a negação do privado como destino, as lutas pelareconguração do público, a dimensão da disputa concreta e simbólicapermanecem em jogo no conito social e, neste momento, estão sendo,também, institucionalizadas em arranjos estatais. Considerando-se ocenário que se delineia e se fortalece, questionamos em que medidaos espaços participativos instituídos estão se constituindo como lócusdemocrático. Neste texto, reetimos sobre a construção sociocoletiva dopúblico e do privado na modernidade/pós-modernidade; discutimossobre a participação em projetos de democracias emergentes e/ou emfortalecimento e, por m, apresentamos alguns aspectos para discussãosobre a potencialidade democrática desses “canais” participativos.

Palavras-chave: Relação Estado/Sociedade. Democracias. Esferas públicae privada. Participação. Espaços participativos.

Biografia do Autor

Cynthia Rúbia Braga Gontijo

Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica deMinas Gerais/Brasil (CEFET-MG);Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação daUniversidade Federal de Minas Gerais/Brasil (FAE/UFMG); Professora na Faculdade de PolíticasPúblicas “Tancredo Neves”, Campus de Belo Horizonte, Universidade do Estado de MinasGerais (FaPP/CBH/UEMG).

Rogério Cunha Campos

Doutor em História e Filoso'a da Educação pela Universidade de São Paulo/Brasil (USP),com pós-doutorado na Universidad de Barcelona; Professor Associado da UniversidadeFederal de Minas Gerais/Brasil (UFMG).

Downloads

Publicado

2009-11-01

Como Citar

Gontijo, C. R. B., & Campos, R. C. (2009). A VIDA PÚBLICA EM DEBATE: aspectos para discussão sobre a potencialidade democrática de “canais” participativos. Perspectivas Em Políticas Públicas, 2(4), 39–58. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/953

Edição

Seção

Artigos