Impactos na Formação de Professores de Libras no Período da Pandemia Sars-Cov2 (COVID-19) (2020 – 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i1.7271

Resumo

O ensino remoto emergencial foi uma medida adotada durante o período de pandemia, que impôs o distanciamento social e a consequente suspensão das aulas presenciais em instituições de educação básica e de ensino superior. Como foi o processo de formação docente durante esse período, especialmente no que tange ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Para responder essa pergunta buscamos apresentar um recorte sobre a formação de professores de Libras no período de março de 2020 a maio de 2022. Para atingir tal objetivo produzimos um formulário on-line (Google Forms) e encaminhamos via aplicativo WhatsApp (link) para estudantes, com o propósito de conhecer os desafios e possibilidades do ensino de Libras, no formato virtual, durante o período de suspensão das aulas presenciais. Os resultados sugerem que houve pontos positivos e negativos em relação ao ERE e ao aprendizado da Libras.

Biografia do Autor

Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins , Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Geografia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) - (2007), Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - (2016), Especialista em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e LIBRAS (UNISEB) - (2014) e Especialista em Tradução, Interpretação e Docência em LIBRAS (UNINTESE) - (2017). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Geografia e na educação de surdos, atuando principalmente no ensino de LIBRAS e de Formação de tradutores e Intérpretes de Libras / Língua Portuguesa. Atualmente é Tradutor Intérprete de Libras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Professor da Fundação Educação de Além Paraíba (FEAP), graduando em Pedagogia Bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFJF. Autor dos livros: - Língua e Tecnologia: a Libras na Web (Editar Editora - 2017); - Imersões Cotidianas na Educação Inclusiva: múltiplos olhares, múltiplos saberes - vol.01 (Editora Appris, 2017) e - Imersões Cotidianas na Educação Inclusiva: múltiplos olhares, múltiplos saberes - vol.02 (Editora Appris, 2020)

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora

Tem graduação em Pedagogia (UFJF), tem especialização em atendimento educacional especializado (UFC), Mestrado em Educação (UFJF), Doutorado em Educação (UFRJ). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós graduação em Educação da UFJF. Atuou na docência e gestão da Educação Básica no município de Juiz de Fora com a temática da inclusão. Foi docente na UFF Niterói. Foi pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial e no Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Realiza pesquisa e extensão na área de formação de professores, inclusão em educação, interculturalidade, currículo e políticas públicas em educação. Atua na coordenação de Licenciaturas da Pró-Reitoria de Graduação da UFJF e coordenação institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ? PIBID/UFJF.

Referências

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Pigozzo Tanus Cherp Martins , G., & Cristina Santiago, M. (2023). Impactos na Formação de Professores de Libras no Período da Pandemia Sars-Cov2 (COVID-19) (2020 – 2022). Revista SCIAS Língua De Sinais, 2(1), 4–19. https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i1.7271