Surdez e educação superior

contribuições das novas tecnologias para o bilinguismo nas universidades

Autores

  • Paula Aparecida Diniz Gomides Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Erliandro Félix Silva
  • William Velozo Francioni
  • Valquíria Ferreira Ribeiro
  • Tales Douglas Moreira Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i2.7983

Palavras-chave:

Educação de surdos, Universidades Bilíngues, Educação e Tecnologia, Excluídos do interior, Pluralidade linguística

Resumo

Este artigo enfoca a inclusão da comunidade surda no Ensino Superior a partir da utilização de recursos tecnológicos. O povo surdo pode ser considerado como excluídos do interior, tendo em vista a histórica dominação e subordinação. Questionamos: podemos construir universidades bilíngues a partir da articulação entre a educação de surdos e as tecnologias? Realizamos uma investigação de cunho qualitativo, pautada em bibliografias que apresentam a surdez sob o ponto de vista cultural (Strobel, 2009; Stumpf, 2010; Alves; Gomes, 2020). Abordamos as noções: excluídos do interior (Bourdieu; Champagne, 2001), universidade do século XXI e ecologia de saberes (Souza Santos, 2011), dialogando com os efeitos da massificação do ensino superior, travestida de democratização. A resposta à nossa questão de pesquisa é positiva. Contudo, as universidades bilíngues apenas são construídas a partir do esforço coletivo pela utilização das tecnologias a partir da bandeira da inclusão, sob o ponto de vista multicultural. 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Aparecida Diniz Gomides, P., Félix Silva, E., Velozo Francioni, W., Ferreira Ribeiro, V., & Moreira Nogueira, T. D. (2023). Surdez e educação superior: contribuições das novas tecnologias para o bilinguismo nas universidades. Revista SCIAS Língua De Sinais, 2(2). https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i2.7983