Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Quando o autor não for usuário e/ou fluente em alguma língua de sinais, seu artigo poderá estar apenas em uma das línguas escritas, porém pelo menos o Resumo deverá estar em Língua de Sinais. Deverá ser enviado um vídeo, via link, na língua de sinais utilizada pelo autor.
  • Acesse o modelo no link abaixo.
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Diretrizes para Autores

Poderão ser encaminhados trabalhos em português, espanhol ou inglês, francês e italiano na modalidade escrita, bem como em Línguas de sinais por meio da qual os artigos,  poderão ser submetidos, e posteriormente publicados em caso de aprovação. Toda submissão deve conter o título, o resumo e as palavras-chave nas línguas referidas.
São de exclusiva responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidas, bem como a utilização de quaisquer elementos em seus trabalhos (reprodução de imagens, tabelas, citações, infográficos dentre outros elementos multimodais).
Esta Revista publica trabalhos com, preferencialmente, até cinco autores. No ato da submissão do trabalho, devem ser informados os nomes de todos os autores, sendo que preferencialmente pelo menos um deve ter o título de doutor. Nos metadados da submissão, solicita-se inserir no campo "Resumo da biografia", um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras, preenchimento do link do currículo Lattes e do número do ORCID.
Este periódico não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.
A contribuição precisa ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista concomitantemente; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
A Equipe Editorial tem total autonomia para decidir sobre a publicação do trabalho. Recomenda-se que o artigo, antes de ser submetido à revista, passe por rigorosa revisão gramatical e de redação científica. Os trabalhos que não se enquadrarem nestas normas terão sua tramitação interrompida. Casos não previstos nessas normas serão resolvidos pela Equipe Editorial.
A publicação dos artigos se fará pela ordem de aprovação e não de submissão. Cada autor/a só poderá ter um artigo em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final. Todos os números são divulgados por meios digitais, estando disponíveis online pelo endereço da revista SCIAS Língua de Sinais.
A submissão dos trabalhos deverá estar em língua escrita, podendo ser (português, inglês, espanhol, francês e italiano) e, para os usuários de Línguas de Sinais, deverá apresentar o artigo também em sua própria língua de sinais, ou seja, Libras, Língua de sinais americana, língua de sinais Húngara, Língua de sinais Russa, dentre outras.
Sendo assim, um texto poderá está escrito em inglês e sinalizado em língua de sinais Russa, tendo sido esta informação disponibilizada para que a submissão do artigo sinalizado também seja encaminhada a um parecerista fluente nesta língua.
Quando o autor não for usuário e/ou fluente em alguma língua de sinais, seu artigo poderá estar apenas em uma das línguas escritas, porém pelo menos o Resumo deverá estar em Língua de Sinais.

Sobre os tipos de trabalhos

As propostas submetidas para publicação devem ser originais, inéditas no país e devem ser classificadas em artigos ou resenhas de livros exclusivamente sobre temas relacionados às 1) Línguas de Sinais, a 2) Forma e funcionamento das línguas de sinais, 3) Pensamento e Linguagem; 4) Linguística Histórica aplicada às Línguas de Sinais; 5) Funcionamento do discurso e do texto sinalizado/Verbalizado; 6) Geolinguística e Sociolinguística; 7) Linguagem, Pensamento e conhecimento e 8) Educação de Surdos e para Surdos.

a) Artigo: 1) resultados de pesquisa empírica ou teórica; 2) revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área; 3) relato de experiência; 4) ensaio.
b) Resenha: texto que apresente leitura crítica de obras relevantes para a área temática da educação, comunicação e/ou tecnologia e que tenham sido publicadas nos três últimos anos. Deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras.
c) traduções de textos em línguas escritas para línguas de sinais; de línguas de sinais para textos escritos; de textos sinalizados para textos verbalizados.
Em relação à quantidade de trabalhos por número publicado pretende-se ter 4 artigos em línguas de sinais, havendo a necessidade de envio de texto em uma das línguas escritas à parte e seu vídeo sinalizado; 4 artigos na modalidade escrita, 2 resenhas e/ou 2 artigos de revisão, 2 traduções. Poderá haver a inserção da entrevista, a depender da submissão. Sendo esta uma previsão ideal, porém, na ausência do quantitativo sugerido, poder-se-á reorganizar o número a ser publicado ou com novas submissões ou readequar as expectativas da própria revista.

Processo de avaliação dos artigos

Os artigos recebidos serão apreciados inicialmente pela Equipe Editorial e os que estiverem de acordo com as normas da revista SCIAS Língua de Sinais serão encaminhados aos membros do Corpo de Pareceristas, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo-se o processo duplo cego.
Após o processo de avaliação, os autores são notificados. Os artigos aprovados incondicionalmente são diretamente enviados para publicação.
Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas são enviadas aos autores, que decidem se concordam em empreendê-las, de acordo com as sugestões dos conselheiros, no prazo a ser definido pelo editor. As modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor.

Apresentação dos trabalhos

Ao enviar o artigo para a revista, o autor compromete-se a não o encaminhar para outro(s) veículo(s) de publicação pelo prazo de seis meses, a contar da data do envio.
As propostas devem ser submetidas via internet, pelo endereço: https://revista.uemg.br/index.php/sciasls/about/submissions
Os artigos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Arial, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2 cm. Os artigos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 15 páginas, incluindo as referências.
O texto não deve conter qualquer identificação do autor e coautores. Esses dados, assim como vínculo institucional, formação e e-mail compõem os metadados, que devem ser preenchidos total e corretamente no momento do cadastro do autor para a continuidade do processo de submissão do artigo.
O resumo deve ter no mínimo 100 e no máximo 150 palavras na mesma língua do trabalho e palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco). Após
esse resumo, deve-se incluir também o abstract, acompanhado da tradução do título e das keywords.
As notas de rodapé devem ser usadas somente quando estritamente necessário para algum esclarecimento. Neste caso o texto deve ser sucinto, corpo 10, alinhado à esquerda com espaçamento simples. Essas notas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.
No caso da apresentação do artigo em língua de sinais, dada a especificidade da língua e como culturalmente o surdo se apresenta com seu nome e em seguida com seu sinal-nome, será prudente que esta apresentação seja acrescida apenas quando os editores emitirem os pareceres de aprovação. Quaisquer questões serão deliberadas pela equipe editorial.

Ilustrações

As tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas no texto com títulos e legendas em acordo com a ABNT. As figuras devem ter seu lugar indicado no texto e ser enviadas também em anexos separados, em formato de arquivo JPG, cor cinza, 300 dpi. Devem ser nomeadas FIG. 1, FIG. 2, sucessivamente, podendo ainda ter um título sugestivo do seu conteúdo, sempre com a indicação das fontes.

Citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT para esse sistema.
Em citações diretas ou literais, o nome do autor, fora de parênteses, tem apenas a inicial maiúscula e, dentro de parênteses, todas as letras maiúsculas (AUTOR, data, página).
Para citações até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte menor, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico.
Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, todas as letras serão em maiúscula, seguindo-se a data, sem a necessidade de colocar a página.
Ex:
De acordo com Eberhard (2013) por outro lado, estamos pela primeira vez na história entendendo melhor as ramificações comunitárias (as perdas sociais e as perdas de identidade) implícitas nessas mudanças linguísticas, perdas que poderiam ser evitadas se decisões específicas forem tomadas antecipadamente pelas comunidades em questão.
OU
Por outro lado, estamos pela primeira vez na história entendendo melhor as ramificações comunitárias (as perdas sociais e as perdas de identidade) implícitas nessas mudanças linguísticas, perdas que poderiam ser evitadas se decisões específicas forem tomadas antecipadamente pelas comunidades em questão.” (EBERHARD, 2013, p. 3).
*Esse formato de citação vale também para o caso de depoimentos ou entrevistas.
Em citação de citação, emprega-se a expressão latina apud (junto a) ou o equivalente em português “citado por”, para identificar a fonte secundária que foi efetivamente consultada. A referência da obra citada deve vir em nota de rodapé ou como parte da referência no final do texto.
Ex:
No texto:
Um modelo de liderança bastante estudado e utilizado na década de 1960 foi o Grid Gerencial (BLAKE; MOUTON1, 1972 apud RONCHI, 2007).
Em nota de rodapé:
1 BLKE, R. R.; MOUTON, J. S. A estruturação de uma empresa dinâmica através do desenvolvimento organizacional do tipo Grid. São Paulo: Edgard Blücher, 1972.
Citações de diversos documentos de um mesmo autor e data devem ser distinguidos pelo acréscimo de letras minúsculas em ordem alfabética após a data. Essas letras devem constar também nas referências.
Ex:
Vygotsky (1998a)
Vygotsky (1998b)
ou
(VYGOTSKY, 1998a, p. 55)
(VYGOTSKY 1998b, p. 37)

Referências

As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT para esse sistema (NBR 6023). Elas devem ser listadas no final do artigo, alinhadas somente à margem esquerda, identificando-se individualmente cada documento em espaço simples, separados uns dos outros por dois espaços simples.

Livros

VASQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.

Capítulos de livros

- Capítulo e livro com mesmo autor:
CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e cultura(s): encontros e desencontros. In:______. (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 61-78.
- Capítulo e livro com autores diferentes:
EVANGELISTA, O. A formação universitária do professor: o debate dos anos 1920 e a experiência paulista dos anos 1930. In: MORAES, M. C. M. de (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de informação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
- Autor entidade
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 - Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24p.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1. De 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Disponível em: <http://WWW.mec.gov.br>. Acesso em: 10 jul. 2010.
- Mais de um autor (separados por ponto-e-vírgula)
BERGÉ, P.; POMEAU, Y.; DUBOIS-GANCE, M. Dos ritmos ao caos. São Paulo: Editora Unesp, 1996.
- Mais de três autores
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre saber docente. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: Ed Unijuí, 1998.
- Séries e coleções
MIGLIORI, R. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana, 1993. 20 p. (Visão do futuro, v. 1)
- Livro eletrônico
ROSÁRIO, A. B.; KYRILLOS NETO, F.; MOREIRA, J. DE O. (Orgs.). Faces da violência na contemporaneidade: sociedade e clínica. Barbacena: EdUEMG, 2011. Disponível em: <http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PubLocal172P20120518123259.pdf>. Acesso em: 2 out. 2011

Artigo de periódicos

SAVIANI. D. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectivas históricas. Paideia - Cadernos de Psicologia em Educação, São Paulo, v. 14, n. 28, p. 113-124, maio/ago. 2004.

Teses, dissertações e monografias

ALMEIDA, L. C. Curso de pedagogia na Unicamp: marcas de formação. 2008. 199 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

Trabalhos apresentados em congresso

FRANCO, M. A. S. Saberes pedagógicos e prática docente. In: ENDIPE: EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL, PROCESSOS FORMATIVOS E SABERES PEDAGÓGICOS, 13, 2006, Recife. Anais... Recife: Edições Bagaço, 2006. v. 1, p. 27-50.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
1. A contribuição ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
2. O arquivo da submissão estar em formato Microsoft Word, sem as informações de autoria constantes nos metadados ou qualquer identificação de autoria no corpo do texto.
3. A originalidade do trabalho estar garantida, podendo, em caso de plágio, o (a) autor (a) responsável pela submissão responder judicialmente sob a acusação de Crime de Violação aos Direitos Autorais, segundo art. 184 – Código Penal.
4. O texto deverá estar em espaço 1,5; deve usar fonte Arial, 12-pontos; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
5. O texto deverá cumprir integralmente os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega serão seguidas.

Artigos

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Resenhas

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Traduções

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Entrevistas

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