EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LIBRAS A DISTÂNCIA PARA ATENDENTES DO SINE/MG

UMA PARCERIA ENTRE CEAD/UEMG E SEDESE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i2.8150

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação a Distância, Inclusão, Libras

Resumo

Este relato de experiência narra a implementação da segunda edição do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de uma iniciativa da Pró-Reitora de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Coordenadoria de Ensino a Distância (CEAD), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE). O curso foi oferecido na modalidade EAD (Educação a Distância), aos profissionais atendentes dos postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE), das diversas cidades de Minas Gerais. Para tanto, primeiramente, são apresentadas a trajetória e importância da CEAD para a divulgação da Libras e o acesso à EAD pela comunidade interna e externa da universidade. Em seguida, é detalhada a estrutura do curso, e, por fim, são discutidos os resultados obtidos. Espera-se, com este relato, mostrar a importância de iniciativas como esta para a promoção da acessibilidade comunicacional e inclusão dos surdos na sociedade.

Biografia do Autor

Eva dos Reis Araújo Barbosa, UFMG

Doutora e mestra em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo sido bolsista do CNPQ. Especialista em Tradução/Interpretação e Docência de Libras, pela Faculdade Uníntese/UTP. Graduada em Letras, Licenciatura em Português e Bacharelado em Estudos Linguísticos do Português, pela FALE/UFMG. Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Educacional (UNINTER). Desde 2010, estuda e trabalha na área de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e ensino de português como segunda língua (PL2) para surdos. Trabalhou como professora e coordenadora da disciplina de Libras/EaD, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), entre 2021 e 2023. Atualmente, atua como professora adjunta do curso de Letras/Libras na FALE/UFMG. É membro pesquisadora do Núcleo de Estudos em Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS), da FALE/UFMG.

Patrícia Maria Caetano de Araújo, UEMG

Doutora e Mestre em Educação, Especialista em Orientação e Supervisão Educacional, Graduada em Pedagogia e em Administração. Coordena a CEAD- Coordenadoria de Ensino a Distância da UEMG, atua no ensino, pesquisa e extensão na modalidade à distância. Professora efetiva do curso de Pedagogia da FaE/UEMG, integra o NEPPPE- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais. 

Referências

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Araújo Barbosa, E. dos R., & Caetano de Araújo, P. M. (2023). EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LIBRAS A DISTÂNCIA PARA ATENDENTES DO SINE/MG: UMA PARCERIA ENTRE CEAD/UEMG E SEDESE. Revista SCIAS Língua De Sinais, 2(2). https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i2.8150