Sobre a Revista

Foco e Escopo

 

A Sapiens – Revista de Divulgação Científica é um periódico acadêmico multidisciplinar e semestral da Unidade Carangola da Universidade do Estado de Minas Gerais, sob a responsabilidade do corpo docente dos cursos oferecidos na unidade.

O periódico aceita textos inéditos – artigos, resenhas, relatos de ensino e traduções – que contemplem as áreas de EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE, CIÊNCIAS SOCIAIS E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS e CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. Desse modo, atendendo aos dez cursos oferecidos pela unidade (Administração, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras – Português e Inglês, Matemática, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Turismo), poderão submeter trabalhos mestres, doutores e pós-doutores em áreas vinculadas aos cursos contemplados ou áreas afins a eles. Graduandos, graduados, especialistas poderão submeter trabalhos, desde que os mesmos tenham doutores como primeiros autores.

Por ser uma revista multidisciplinar e semestral, a Sapiens terá dois dossiês anuais, com chamada específica para tal, e submissão em fluxo contínuo para as demais seções contempladas pelas áreas dispostas no parágrafo anterior.

Por se tratar, ainda, de um periódico acadêmico vinculado a uma universidade pública, todo o seu conteúdo será disponibilizado gratuitamente, fazendo jus ao subtítulo da revista, que tem a função de divulgar e fomentar a discussão e a articulação de conhecimentos produzidos nas diferentes áreas de pesquisa.

 

Artigos e Ensaios:

Os artigos e ensaios submetidos à Revista SAPIENS são, encaminhados aos Coordenadores do dossiê e ao Conselho Editorial Interno, que avalia se o trabalho está de acordo com as diretrizes da publicação.


Uma vez aprovado pelo Conselho Editorial, o artigo/ensaio é submetido à avaliação cega por pares. Para tanto, o trabalho é enviado a dois pareceristas, profissionais da área, sem qualquer identificação do(s) autor(es). A revista conta com um Conselho Editorial Externo, alheio a sua equipe editorial e à instituição editora. No caso de ambos os avaliadores indicarem o ACEITE ou a REJEIÇÃO da contribuição, esta decisão é acatada pela editoria da revista. No caso de um indicar o ACEITE e o outro a REJEIÇÃO, o artigo/ensaio poderá ser indicado a um terceiro parecerista, que indicará o desempate das avaliações.


Em algumas situações poderão ser solicitadas ao(s) autor(es) REVISÕES REQUERIDAS ou ENVIAR NOVAMENTE PARA AVALIAÇÃO. Nos dois casos o artigo/ensaio será reenviado ao(s) autor(res). No primeiro caso, se as revisões obrigatórias forem atendidas em uma versão revisada do artigo/ensaio, este poderá ser aceito para publicação sem passar pelos pareceristas novamente. No segundo caso, a versão revisada do artigo/ensaio será encaminhada novamente para avaliação pelo(s) mesmo(s) parecerista(s) que solicitou(aram) as alterações. Tendo finalmente o parecer positivo para publicação, isto será efetuado de acordo com o agendamento organizado pela Comissão Editorial Executiva.


Resenhas e Notas de Pesquisa:

À política de avaliação das Resenhas e Notas de Pesquisa se aplica o caso da política de avaliação dos artigos, o que será feito por um avaliador.


Critérios de avaliação:

Os artigos submetidos à Revista Debates serão avaliados conforme as Diretrizes de Avaliação:
1- A colaboração deve ser apresentada em forma de Artigo, Resenha ou Notas de Pesquisa;

2- O título deve refletir o conteúdo do trabalho apresentado;

3- O resumo deve conter informações como problema, hipóteses ou questões de trabalho, metodologia, resultados e conclusões; 

4- As palavras-chave devem ser adequadas ao trabalho, refletindo a temática do conteúdo apresentado;
5- Deve conter título, resumo e palavras chaves em inglês. 

6- Figuras, gráficos, tabelas e mapas devem ser claros, ilustrativos e pertinentes ao texto;

7- As referências bibliográficas devem ser apresentadas de acordo com as normas da revista (ABNT);
8- O texto deve apresentar coerência teórica;

9- A metodologia adotada deve ser consistente e adequadamente empregada;

10- Quando são utilizados dados empíricos, estes devem ser congruentes com a teoria utilizada;

11- As obras citadas no texto devem estar nas referências bibliográficas.


Prazos:
Tendo em vista o caráter semestral  da revista, recomendam-se as seguintes datas para a submissão de trabalhos (salvo quando forem artigos encomendados pela revista): 

- 15 de abril - Para avaliação visando possível publicação em agosto.

- 15 de outubro - Para avaliação visando possível publicação em janeiro do ano subsequente.

- As publicações estarão disponíveis sempre nos meses de janeiro e agosto.

- Não é cobrado nenhum tipo de taxa (seja de processamento do artigo seja de sua submissão).

Nossa orientação aos avaliadores é de disporem de 15 dias, em média, para finalizar o parecer das contribuições enviadas. 

 

Sobre avaliadores e recrutamento dos avaliadores:

A revista Sapiens compõe-se de um Conselho Editorial Interno e outro Externo, os quais serão requisitados quando da necessidade de avaliação de artigos e ensaios. A seleção desses Conselhos teve por base: a área de especialização do parecerista; a sua produção acadêmica; o reconhecimento da comunidade intelectual. Eventualmente, mediante a indisponibilidade de membros dos Conselhos, serão designados pareceristas ad hoc, levando-se em consideração os mesmos critérios.

 

Políticas de Seção

 

Dossiê

O dossiê trata de um conjunto de textos que atenda ao perfil de uma das seções da revista, as quais se revesarão com um dossiê a cada número. Será sempre temático e caberá exclusivamente à Editoria definir qual das áreas será contemplada, tomando-se sempre o cuidado para que uma mesma área não se repita no prazo de três números. O dossiê contemplará de 4 a 10 textos, a depender do número de submissões de fluxo contínuo para as demais seções. Cada dossiê será organizado por um ou dois professores endógenos, os quais poderão convidar um terceiro, exógeno, para a organização.

 

Das demais seções

A Sapiens dividida em quatro seções, as quais contemplam os diferentes cursos da unidade, além do dossiê, a cada edição cada número publicará até 2 textos por seção, dentre as três outras. Por exemplo, se há um dossiê para a seção EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES, as demais: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE, CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS e CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, publicarão dois textos cada.

 

Dentre os trabalhos publicados, poderão ser incluídas Entrevistas e Resenhas

Em se tratando de entrevistas, elas serão elaboradas pelos professores responsáveis por aquele número, ou por um terceiro, qualificado para tal e por eles designados. Já as resenhas, estas podem ser de livros, filmes, documentários, peças teatrais ou qualquer outra peça de conhecimento científico que tenha sido publicada nos últimos 3 anos.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos, resenhas, traduções e relatos de ensino apresentados à Sapiens serão submetidos à apreciação de pareceristas. Será garantido o anonimato dos pareceristas e dos autores no processo de avaliação dos artigos.

 

Periodicidade

A revista terá periodicidade semestral, com 2 (duas) edições anuais.