Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos (exceto para o título, que deve ser 14); emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Normas gerais

a) A Sapiens receberá colaborações de doutores e mestres, bem como de alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação e de graduação (nesse caso, pelo menos um dos autores deverá ter título de mestre ou doutor) em universidades do Brasil e/ou do exterior, cujos textos abordem questões teóricas e críticas pertinentes às temáticas abrangidas pela revista;

b) Os textos devem ter de 10 a 20 páginas;

c) Serão aceitos textos em português e inglês;

d) Só será aceito para publicação, de cada autor ou conjunto de autores, um trabalho (artigo, ensaio, tradução, relato de ensino ou resenha) por edição;

e) Cada autor ou conjunto e autores poderá publicar apenas um artigo por ano, respeitando um intervalo de 3 números;

f) Os autores devem enviar seus textos para as seções (1) Dossiê, (2) EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES, (3) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE, (4) CIÊNCIAS SOCIAIS E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, (5) CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA;

g) O esquema de submissão é de fluxo contínuo, exceto para o Dossiê, que possuirá chamada própria com data-limite para submissão;

h) O texto não pode ser submetido concomitante mente a outra revista;

i) Todos os trabalhos serão submetidos à aprovação dos Membros do Conselho Editorial, podendo sugerir que os autores revisem seus trabalhos de acordo com observações do parecer;

j) Fica proibida a reprodução comercial de quaisquer dos textos publicados na revista, e toda reprodução parcial deve constar dos créditos à origem da publicação.

 

Formatação

Os textos devem ser submetidos exclusivamente no modelo do template do periódico, disponível no link TEMPLATE SAPIENS

Artigo

O artigo é um texto analítico, deve ser inédito e apresentar os resultados de uma pesquisa ou a revisão bibliográfica teórico-metodológica. Pode ser apresentado por até 3 autores, desde que um deles tenha o título de mestre. Deve conter entre 10 e 20 páginas, considerados título, resumo, abstract e bibliografia. Os artigos devem ser submetidos exclusivamente no modelo do template do periódico, disponível no link TEMPLATE SAPIENS

 

Dossiê

O dossiê é um conjunto de artigos, ou ensaios, ou entrevistas, ou relatos de ensino ou resenhas, é de caráter temático e a cada número será dedicado a uma das seções que compõem a Sapiens. É aconselhável que seja de caráter interinstitucional e será composto de 4 a 10 trabalhos. O dossiê deve ser proposto por pelo menos dois pesquisadores, podendo ser os dois internos, um interno e outro externo, um interno e dois externos, dois internos e um externo. Os textos devem ser submetidos exclusivamente no modelo do template do periódico, disponível no link TEMPLATE SAPIENS

 

Traduções

A Sapiens aceita traduções de textos inéditos em língua portuguesa, desde que devidamente acompanhadas da anuência do titular dos direitos autorais, quando for o caso. Aceitam-se traduções completas, parciais ou abreviadas (sendo necessário, nos dois últimos casos, especificar partes traduzidas e excluídas. Dados do tradutor seguem as mesmas diretrizes de formatação expostas anteriormente. Podem ser criados títulos para as traduções, desde que a referência completa da obra apareça abaixo do título proposto, bem como são aceitas traduções cujos títulos de origem sejam mantidos. Indicar o ISSN (International Standard Serial Number) ou ISBN (International Standard Book Number). As traduções deverão ter no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos e tabelas e devem ser submetidas exclusivamente no modelo do template do periódico, disponível no link TEMPLATE SAPIENS.

 

Resenhas

Serão aceitas resenhas podem ser de livros, filmes, documentários, peças teatrais ou qualquer outra peça de conhecimento científico que tenha sido publicada nos últimos 3 anos. O autor poderá criar um título para a mesma, devendo a referência completa da obra aparecer abaixo do título; poderá, ainda, submeter resenha cujo título seja a própria referência da obra resenhada. A formatação segue as mesmas diretrizes para artigos e ensaios. As resenhas devem ser elaboradas por doutores, mestres ou pós-graduandos e devem ser submetidas exclusivamente no modelo do template do periódico, disponível no link TEMPLATE SAPIENS.

 

Relatos de ensino

Serão aceitas submissões de relatos de ensino para a seção Ensino de Literatura. Relatos devem ser centralizados em uma prática (ou conjunto de práticas) ou ação de ensino concreta, a partir da qual uma reflexão crítica é realizada. Os relatos devem seguir as mesmas orientações dos artigos e ensaios e devem ser submetidos exclusivamente no modelo do template do periódico, disponível no link TEMPLATE SAPIENS.

 

Entrevistas

A entrevista é o texto resultante da apresentação de uma entrevista com pesquisador/a de reconhecido trabalho no campo foco do dossiê ou de uma das seções que compõem a Sapiens. Para a entrevista, a extensão deve variar entre 5 e 10 páginas. As entrevistas devem ser submetidas exclusivamente no modelo do template do periódico, disponível no link TEMPLATE SAPIENS

 

Condições para submissão

A verificação da conformidade da submissão em relação aos itens listados anteriormente é condição obrigatória no processo de submissão de um trabalho. Todas as submissões que não estiverem em conformidade com as normas serão recusadas e devolvidas aos autores.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.