RELAÇÕES E PERCEPÇÕES DE ESCRITORES DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL COM/SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumo
A pesquisa que deu origem a este trabalho teve início em 2015 com o apoio do PIBIC/UEMG/FAPEMIG, e continuidade em 2018, com o do PAPq/UEMG. Os principais teóricos que a sustentam são Stuart Hall, Raymond Williams, Marshall McLuhan, Alexandra Segerberg, Magda Soares e Sônia Livingstone. O objetivo foi descobrir o que pensam os escritores a respeito da influência das tecnologias digitais na leitura e na escrita de leitores iniciantes. Participaram da investigação17 escritores com experiência no uso das tecnologias digitais e com importante produção literária. As entrevistas foram realizadas via Google Docs e pessoalmente, durante o 2º Encontrão do Escrevendo com o Escritor, por meio de entrevistas semiestruturadas e de um questionário com 13 questões. Os resultados mostraram que os escritores consideram que as tecnologias auxiliam na busca por informação, oferecem caminhos a diversas fontes de conhecimento, possibilitam acesso a diferenciados sites, blogs, textos, vídeos, etc. Dessa forma, amplia-se o conhecimento e facilita o acesso a uma quantidade enorme de conteúdo lúdico e interativo. Por outro lado, ponderaram sobre a influência negativa, no que se refere à falta de filtro e seleção de informações digitais. Ressaltaram que as tecnologias digitais influenciam diretamente o leitor por estar cada vez mais presente em seu cotidiano. Por isto, precisam aprender a selecionar as informações com consciência e criticidade e assim adquirir independência.
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