O papel da equipe multidisciplinar no Diagnóstico e Intervenção precoce de crianças disléxicas

Autores

  • Fernanda Bevilaqua Costa UEMG-Carangola
  • Stefany Carmo Hottys Instituto

Palavras-chave:

Dislexia; Diagnóstico Precoce; Intervenção; Equipe Multidisciplinar.

Resumo

Esta pesquisa desenvolveu uma análise do papel da equipe multidisciplinar no Diagnóstico e Intervenção precoce de crianças Disléxicas. No percurso metodológico optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida por meio de entrevista semiestruturada, com uma equipe multidisciplinar composta por um psicólogo, uma psicopedagoga e uma fonoaudióloga. Para o desenvolvimento do estudo, dialogou-se, principalmente, com Nico (2019); Teles (2004); Ciasca e Gonçalves (2002) e Etchepareborda (2003 apud Deuschle, 2008).  Os resultados apontaram que a Dislexia sem o diagnóstico precoce e intervenção compromete o processo de ensino aprendizagem, gerando impactos de ordem emocional, social e, consequentemente, conduzindo a criança ao fracasso escolar. Mas, com a atuação precisa da equipe multidisciplinar no processo de tratamento, desde Diagnóstico até a Intervenção e a participação da família é possível minimizar as dificuldades de leitura e escrita da criança. 

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Bevilaqua Costa, F., & Fernandes Passos Carmo, S. . (2021). O papel da equipe multidisciplinar no Diagnóstico e Intervenção precoce de crianças disléxicas. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 3(1), 65–80. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5774