O Cinema ensina à Escola, a Escola ensina ao Cinema e todos aprendemos juntos

Autores

Palavras-chave:

Professores, Cinema e Educação, Cineclubes, Aprendizagem

Resumo

Na Zona da Mata Mineira, em Cataguases, foi criado em 2010, um Polo Audiovisual que além de produzir filmes, séries e clipes, possui interesse em se aproximar da escola. Apresenta-se neste texto resultado de pesquisa que analisou, nesse espaço, aprendizados relacionais e intergeracionais pelo/para o cinema. Tal recorte é composto por duas formações oferecidas pelo Polo Audiovisual, em que a escola é a protagonista: a Escola Animada e a Rede Cineclubes. Os dados foram extraídos de entrevistas com pessoas ligadas ao Polo, de observações das atividades e estudo de documentos que foram submetidos a análise de conteúdo e categorizados nos seguintes eixos temáticos: relações do Polo com a escola, projetos pedagógicos, objetivos educacionais do Polo e cineclubismo. Os resultados indicam receptividade e apoio da comunidade escolar ao trabalho com o audiovisual, protagonismo jovem na produção de filmes e importância dos cineclubes para a formação de público para o cinema nacional.

Biografia do Autor

Andrea Vicente Toledo Abreu, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio, com doutorado-sanduíche no Programa de Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade na UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É Diretora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Acadêmica de Carangola. Dedica-se ao estudo das mídias na educação junto ao Grupo de Pesquisa em Educação e Multimídia (GRUPEM), além de coordenar o Grupo de Pesquisa Educação, Audiovisual e Narrativas Transmídia (GEANT). Possui experiência na educação básica, na formação de professores e em iniciativas audiovisuais e de incentivo à leitura e à escrita com crianças.

Referências

AUTORA. 2020.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink - CINEADLISE-FE/UFRJ, 2008.

CINEDUC. Coordenação Alexandre Guerreiro e outros. Desenvolvido Alexandre Guerreiro e outros. Apresenta ações de promoção e reflexão sobre as linguagens audiovisuais com o público infanto-juvenil e educadores, formais e informais. Disponível em: < https://www.cineduc.org.br/historia.html> Acesso em: 02 mai. 2020.

DUARTE, Rosália Maria. “Filmes”, “Amigos” e “Bares”: a socialização de cineastas na cidade do Rio de Janeiro. 2000. 216 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

____. Cinema&Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

DURST, Rogério. Geração Paissandu. Rio de Janeiro: Prefeitura, 1996.

ESCOLA ANIMADA. Coordenação César Piva. Desenvolvido pelo Instituto Fábrica do Futuro, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Apresenta ações educacionais e culturais desenvolvidas em parceria com escolas públicas, no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Disponível em: <http://escolaanimada.org.br/> Acesso em: 10 mai 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

____ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n. 03, 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/edur/a/N5RryXJcsTcm8wK56d3tM3t/?format=pdf&lang=pt> Acesso em 11 nov. 2021.

FRESQUET, Adriana. Fazer cinema na escola: pesquisa sobre as experiências de Alain Bergala e Núria Aidelman Feldman. 2008. GT. 16. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt16-4996-int.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2021.

JANELA INDISCRETA. Coordenação de Milene de Cássia Silveira Gusmão. Desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Apresenta ações de programa que promove a exibição, a reflexão, o debate e a formação para o cinema e o audiovisual a públicos de vários lugares da Bahia e de outros estados. Disponível em: < http://www.janelaindiscretauesb.com.br/#>. Acesso em: 16 mai. 2019.

LEANDRO, A. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Revista Comunicação e Educação, São Paulo, 2001.

MATELA, Rose Clair Pouchain. Experiência e narrativa no movimento cineclubista da década de 1970: “Corações e Mentes”. 2007. 316 f. Tese (Programa de Pós-Graduação me Educação) – Departamento de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

MIGLIORIN, César. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.

POLO AUDIOVISUAL ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS. Coordenação de César Piva. Desenvolvido pela Agência Polo Audiovisual da Zona da Mata Minas Gerais. Apresenta articulação, planejamento, realização, registro e difusão das produções que acontecem no âmbito do Polo Audiovisual. Disponível em: <http://www.poloaudiovisual.org.br/>. Acesso em: 13 mai. 2020.

PORTO GONÇALVES, Beatriz Moreira de Azevedo. Cinema, Educação e o Cineclube nas Escolas: uma experiência na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. 2013. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

REIS JUNIOR, João Alves dos. O livro de imagens luminosas: Jonathas Serrano e a gênese da cinematografia educativa no Brasil (1889-1937). 2008. 251 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

SANTOS, Raquel Costa. Um trajeto católico de educação pelo/para o cinema no Brasil: redes, práticas e memórias. 2016. 213 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2016.

SILVA, Eunice; LOUREIRO, Maria João; PISCHETOLA, Magda. Competências digitais de professores do estado do Paraná (Brasil). Eduser - Revista de Educação, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 61-75, 2019. ISSN 1645-4774. Disponível em: https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/125. Acesso em: 04 out. 2021.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel. (Orgs.) A escola vai ao cinema. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Downloads

Publicado

2022-04-27

Como Citar

Abreu, A. V. T. (2022). O Cinema ensina à Escola, a Escola ensina ao Cinema e todos aprendemos juntos. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 3(2), 8–25. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/6259