POSSIBILIDADES PARA SE DISCUTIR AS RELAÇÕES ÉTNICO–RACIAIS NAS ESCOLAS POR MEIO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7423Palavras-chave:
Diversidade Cultural, Lei n.º 10.639/2003, Educação Antirracista, Cultura Afro-BrasileiraResumo
Este artigo tem como objetivo contribuir para a efetivação da Lei n.º 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições escolares que ofertam o Ensino Fundamental e Médio, a partir de habilidades identificadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 4º Ano do Ensino Fundamental. Em termos metodológicos, identificamos as habilidades previstas na BNCC que podem ser desenvolvidas tendo como pressuposto a valorização da cultura Afro-Brasileira e propomos atividades capazes de desenvolver as habilidades indicadas. Os resultados obtidos indicaram possibilidades para que os professores desenvolvam práticas pedagógicas capazes de contemplar as diversidades étnico-culturais que compõem a sociedade brasileira, as histórias de resistências e as práticas sociais dos povos negros a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma educação antirracista.
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