POSSIBILIDADES PARA SE DISCUTIR AS RELAÇÕES ÉTNICO–RACIAIS NAS ESCOLAS POR MEIO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7423

Palavras-chave:

Diversidade Cultural, Lei n.º 10.639/2003, Educação Antirracista, Cultura Afro-Brasileira

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para a efetivação da Lei n.º 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições escolares que ofertam o Ensino Fundamental e Médio, a partir de habilidades identificadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 4º Ano do Ensino Fundamental. Em termos metodológicos, identificamos as habilidades previstas na BNCC que podem ser desenvolvidas tendo como pressuposto a valorização da cultura Afro-Brasileira e propomos atividades capazes de desenvolver as habilidades indicadas. Os resultados obtidos indicaram possibilidades para que os professores desenvolvam práticas pedagógicas capazes de contemplar as diversidades étnico-culturais que compõem a sociedade brasileira, as histórias de resistências e as práticas sociais dos povos negros a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma educação antirracista.

Biografia do Autor

Diego Gonzaga Duarte da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Acadêmica de Carangola

Professor do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Acadêmica de Carangola

Gilsilene Reginaldo, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Acadêmica de Carangola.

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Gonzaga Duarte da Silva, D., & Reginaldo, G. (2023). POSSIBILIDADES PARA SE DISCUTIR AS RELAÇÕES ÉTNICO–RACIAIS NAS ESCOLAS POR MEIO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 5(1), 135–152. https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7423