A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO COMO INSTRUMENTO DE INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • alessandra franco UFRB
  • Pablo Abraham Zunino

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7439

Palavras-chave:

Alegoria da Caverna, Platão, Diálogo., Conhecimento

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a Alegoria da Caverna de Platão como uma introdução à Filosofia para estudantes do ensino médio. O texto está no capítulo VII da obra “A República” de Platão. O estudo considera importante trabalhar nesta questão, pois o diálogo platônico estimula a curiosidade natural dos estudantes do ensino médio no processo de ensino da Filosofia, permitindo que eles pensem de forma mais crítica e adquiram conhecimentos e atitudes que servirão para seu próprio desenvolvimento na sociedade.

Referências

DIXSAUT, M. República (Livros VI e VII). Comentário de Monique Dixsaut. Traduzido por A. Maia da Rocha. Lisboa: Didáctica Editora, 2000.

GALLO, S. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, R.J.T.; GOTO, R (Org). Filosofia no ensino médio: Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.

GIOTTO, J.M.M.A. Filosofia no Ensino Médio e as Interfaces da Legislação. In: RIBAS, Maria Alice Coelho et al. Filosofia e Ensino: A Filosofia na Escola. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2005.

HADOT, Pierre. O que é a Filosofia Antiga? Tradução: Dion Davi Macedo. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Tradução de Mary Camargo Neves Lafer. São Paulo: Iluminuras, 1991.

JAEGER, WERNER. Paidéia: A Formação do Homem Grego. Trad. Artur. M. Parreira. Martins Fontes, São Paulo. 1995.

LARA, Tiago Adão. Caminhos da razão no Ocidente: a filosofia nas suas origens gregas. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989. (Coleção Caminhos da Razão).

LAZARINI, A. L. Platão e a educação: um estudo do livro VII de “A República”. ETD - Educação Temática Digital, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 316–317, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.671. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/671. Acesso em: 6 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.671

MAAMARI, A. M. A filosofia e o seu ensino na perspectiva da modernidade e da laicidade. In: RIBAS, Maria Alice Coelho et al. Filosofia e Ensino: A Filosofia na Escola. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2005.

PAVIANI, J. O filósofo como homem divino em Platão. Ano 10 / nº 15 – 2º sem. 2005 – São Paulo / p. 1-12

PLATÃO. A República de Platão. Obras I. Volume II. Livro VII. Tradução de J. GUINSBURG. 2°reimpressão. SAO PAULO: Perspectiva, 2018.

PLATÃO. Apologia de Sócrates precedido de Êutifron (sobre a piedade) e

seguindo de Críton (sobre o dever). Introdução, tradução do grego e notas de André Malta. Porto Alegre, RS: Editora L&PM Pocket 2013.

ROGUE, C. Compreender Platão. Tradução de Jaime A. Clasen. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

SEVERINO, A. J. Do ensino da filosofia: estratégias interdisciplinares. Educação em

Revista, Marília, v. 12, n. 1, p. 81 - 96, Jan./Jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/wilm.10039

SOUZA, J. C.; KUHNEM, R. F. (Orgs.). Os Pré-Socráticos. São Paulo: Editora Nova

Cultural Ltda, 1996.

STELLA, M. A caverna platônica e o teatro da cidade. In: Anais de Filosofia Clássica, vol. 5, n. 10, 2011.

TEIXEIRA, Evilázio, Francisco, Borges, Teixeira. A educação do Homem Segundo Platão. – São Paulo: Paulus, 1999 – Coleção Filosofia.

Downloads

Publicado

2023-08-03

Como Citar

franco, alessandra, & Abraham Zunino, P. (2023). A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO COMO INSTRUMENTO DE INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 5(1), 34–59. https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7439