CONTRIBUIÇÕES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Evelyn Christina de Jesus Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Fernanda de Jesus Costa Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/sulear.v5i13.7484

Palavras-chave:

Estratégias didáticas; formação docente; Ensino de Ciênias.

Resumo

Os Clubes de Ciências contribuem de forma efetiva para a formação acadêmica, social e cultural dos clubistas, além disso, é importante para a formação inicial e continuada de professores. Apesar desta relevância existem poucas pesquisas relacionadas com Clubes de Ciências e formação docente. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar com estudantes de licenciatura que participam de um Clube de Ciências, quais seriam as contribuições da vivência para a formação inicial. Para tanto, após a realização de um encontro sobre pH, foi solicitado aos estudantes de licenciatura que respondessem um breve questionário sobre a relação do Clube e formação. Com base nos dados obtidos, foi possível inferir que a vivência no Clube possui impacto positivo na formação inicial, os estudantes destacam a contribuição das diversas estratégias didáticas e ainda a possibilidade de vivenciar aspectos relevantes do ambiente escolar, que muitas vezes não são discutidos de forma efetiva na teoria. A vivência no Clube de Ciências, pode ser compreendida com uma experiência prática relevante para a formação docente, pois os desafios da docência podem ser vivenciados durante o Clube e também a compreensão de diversas estratégias didáticas. Sendo assim, podemos afirmar que o Clube de Ciências contribui de forma para a formação de professores e que portanto, precisam ser incentivadas pesquisas relacionadas e ainda o desenvolvimento de novos clubes considerando a relevância destes para os clubistas e estudantes de licenciatura envolvidos.

Biografia do Autor

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bióloga, mestre em ensino de Ciências, Doutoranda em Educação todos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité - Departamento de Ciências Biológicas.

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Publicado

12-05-2023

Como Citar

Christina de Jesus , E., & Costa, F. de J. (2023). CONTRIBUIÇÕES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES . Revista Interdisciplinar Sulear, 5(13), 78–91. https://doi.org/10.36704/sulear.v5i13.7484

Edição

Seção

Artigos