CONTRIBUIÇÕES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Visualizações: 422DOI:
https://doi.org/10.36704/sulear.v5i13.7484Palavras-chave:
Estratégias didáticas; formação docente; Ensino de Ciênias.Resumo
Os Clubes de Ciências contribuem de forma efetiva para a formação acadêmica, social e cultural dos clubistas, além disso, é importante para a formação inicial e continuada de professores. Apesar desta relevância existem poucas pesquisas relacionadas com Clubes de Ciências e formação docente. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar com estudantes de licenciatura que participam de um Clube de Ciências, quais seriam as contribuições da vivência para a formação inicial. Para tanto, após a realização de um encontro sobre pH, foi solicitado aos estudantes de licenciatura que respondessem um breve questionário sobre a relação do Clube e formação. Com base nos dados obtidos, foi possível inferir que a vivência no Clube possui impacto positivo na formação inicial, os estudantes destacam a contribuição das diversas estratégias didáticas e ainda a possibilidade de vivenciar aspectos relevantes do ambiente escolar, que muitas vezes não são discutidos de forma efetiva na teoria. A vivência no Clube de Ciências, pode ser compreendida com uma experiência prática relevante para a formação docente, pois os desafios da docência podem ser vivenciados durante o Clube e também a compreensão de diversas estratégias didáticas. Sendo assim, podemos afirmar que o Clube de Ciências contribui de forma para a formação de professores e que portanto, precisam ser incentivadas pesquisas relacionadas e ainda o desenvolvimento de novos clubes considerando a relevância destes para os clubistas e estudantes de licenciatura envolvidos.
Referências
ABREU, M. M. O. et al.. Clube de ciências da UFPA nas produções científicas das atas do simpósio nacional de ensino de física. In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais… Diamantina (MG) UFVJM, 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/143026.2-148
BORGES, T. D. B; SILVA, C. M.; LIMA, V. M. R. Clubes de Ciências e contribuições para a formação docente: uma análise narrativa. Revista Thema, v, 16, n. 3, 2019. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.719-731.1477
CAJUEIRO, D. D. S. et al. Educação científica no contexto no contexto do Clube de Ciências de MojuPA: tecendo possibilidades de formação pedagógica e cidadã. In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais… Diamantina (MG) UFVJM, 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/143026.2-149
COSTA, F. J.; SÁ, E. F. Tipos de aulas e estratégias didáticas em Clubes de Ciências, no ensino remoto emergencial. In: Costa, F. J; Sá, E.F. Clubes de Ciências: Reflexões de experiências durante a pandemia. p. 52-69., 2022
CUNHA, Maria Isabel. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesqu., São Paulo, n. 3, p. 609-625, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000014
GOIS, J.; DELUCIA, J. Clube de ciências na formação inicial de professores de química. Educação em Perspectiva, v. 11, 2020 DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8028
GROSSKLAUS, Simone Terezinha. et al., Clubes de ciências: contribuições para a formação inicial docente. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, Paraná - Brasil. v. 17, e2118139, p. 01-21, 2021 DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.18139.70
JESUS, Evelyn Christina de; RODRIGUES, Matheus Felipe dos Reis; COSTA, Fernanda de Jesus. A relação entre formação docente e clubes de ciências: análise dos trabalhos publicados no I e II Cobicet.. In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais...Diamantina(MG) Online, 2022
JESUS, Evelyn C. et al., Vivências do Clube de Ciências BIOTEC durante o período remoto: desafios e potencialidades. In: Costa, F. J; Sá, E.F. Clubes de Ciências: Reflexões de experiências durante a pandemia. p. 102-123., 2022
LIMA, Valderez Marina do Rosário. et al., Clubes de Ciências e a formação inicial: aprendizagens possíveis. X Congreso Internacional sobre investigación em didáctica de las ciências. 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/147043181.pdf.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 27. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. P. 9-30.
RODRIGUES, M. F. dos R., JESUS, E. C. de, GAMES, P.D., COSTA, F. de J. Um Clube de Ciências virtual em tempos de pandemia: o uso da rede social Instagram como uma possível ferramenta para a divulgação científica.The Journal of Engineering and Exact Sciences,v. 7, n. 4, 2021 DOI: https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss4pp13292-01-10e
RODRIGUES, M. F dos R.; COSTA, F. J. Metodologia Científica: Minicurso realizado por um Clube de Ciências durante a pandemia . Revista Interdisciplinar Sulear, v. 5, n. 12, 110–125. https://doi.org/10.36704/sulear.v1i12.6790 DOI: https://doi.org/10.36704/sulear.v1i12.6790
ROSITO, Berenice; LIMA.Valederez Marina Rosário. Conversas sobre Clubes de Ciências. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2020.
SÁ, Eliane Ferreira; LIMA, M. E. C. C; AGUIAR, Orlando G. A construção de sentidos para o termo ensino por investigação no contexto de um curso de formação. Investigações em Ensino de Ciências – v. 16, n. 1, pp. 79-102, 2011.
SOUZA, P. B; GAMES, P. D.; COSTA, F. J. Química dos carboidratos: atividade investigativa e Experimental realizada em um clube de ciências durante o Ensino remoto. Revista interdisciplinar Sulear, ano 05, número 12- julho/2022
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
TOMIO, Daniela; HERMANN, Adiara Paula. Mapeamento dos Clubes de Ciências da América Latina e Construção do Site Internacional de Clubes de Ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc (Belo Horizonte). Belo Horizonte, v. 21, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172019210111
TOMIO, Daniela et al. Os Clubes de Ciências como contextos e formação inicial docente: contribuições a partir da produção científica de um coletivo PIBID. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 397-416jan/dez 2020. DOI: https://doi.org/10.5747/ch.2020.v17.h491
VALLA, Daniella, F., & Monteiro, Dafne. da C. Desafios e possibilidades para integrar educação científica e formação docente em um clube de ciências. Revista Interdisciplinar Sulear. v 5, n. 12, 36–54, 2022. https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6786. DOI: https://doi.org/10.36704/sulear.v1i12.6786
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 248p.
LIMA, M.E.C. C.; LOUREIRO, M. B.: Trilhas para Ensinar Ciências para Crianças. Belo Horizonte: Fino Traço, editora, 2013.
SÁ, Eliane Ferreira; LIMA, M. E. C. C; AGUIAR, O. G. A construção de sentidos para o termo ensino por investigação no contexto de um curso de formação. Investigações em Ensino de Ciências – V16(1), pp. 79-102, 2011. Disponível em https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/247/173