CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS - Dossiê temático

08/06/2022

Poderão ser publicados: artigos, ensaios visuais, resenhas e relatos de experiência, conforme definições a seguir:

O ARTIGO CIENTÍFICO se caracteriza pela descrição e apresentação de dados resultantes de uma pesquisa realizada seguindo um método científico e avaliado por cientistas. Um artigo científico deve obedecer a linguagem e métodos próprios da área da ciência para a qual é feita a investigação. Como trabalho acadêmico apresenta resultados de forma objetiva sobre uma pesquisa orientada dentro de critérios metodológicos delimitados com vias a contribuir para a divulgação do conhecimento junto a comunidade acadêmica. Dentro os tipos mais comuns de artigos destacam-se aqueles que apresentam pesquisas de caráter documental, bibliográfico ou de campo. Propiciando não só a ampliação de conhecimentos como também a compreensão de certas questões.

RESENHAS bibliográficas são revisões críticas de livros nacionais ou estrangeiros, no caso dessa revista, nos campos do design, cultura e sociedade. Uma resenha deve resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, constituindo, portanto, contribuição teórica ou científica ao campo. Nesse sentido, uma resenha não só informa o lançamento ou existência da obra, mas deve oferecer alguma contribuição seja ao tema, seja ao campo de estudo da obra em questão, por meio da sua análise crítica. O tempo da obra a ser resenhada deverá ser de no máximo um ano do lançamento se nacional. Três anos para livro estrangeiro.

O RELATO DE EXPERIÊNCIA é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para a área de atuação do design e da arte. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações e impressões que a vivência trouxe àquele(a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. O relato deve trazer considerações (a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete) que sejam significativas para a área de estudos em questão. Isto é, é importante que o relato não fique apenas no nível de descrever uma situação. Ele deve ir além e estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aparato teórico. É esperado que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros estudos e vivências.

ENSAIOS VISUAIS são apresentações de um tema sob um ponto de vista pessoal e subjetivo, por meio de montagem livre de imagens (fotos, pinturas, desenhos, ilustrações, etc) acompanhado de texto sintético também livre, de caráter científico, literário ou artístico. Os ensaios visuais devem decorrer de pesquisas artísticas consolidadas e ser especialmente concebidos para a publicação na revista.

Capítulos de teses, dissertações ou de trabalhos de conclusão de curso somente serão aceitos caso estejam adequadamente organizados como artigos.

Somente será aceito para publicação na revista um trabalho de cada autor.

O autor deve enviar em documento separado, devidamente assinado, autorização para a publicação do seu trabalho sem o recebimento de direitos autorais.

Os interessados em enviar a sua colaboração para esta publicação deverão observar as seguintes normas para editoração dos textos e imagens e a formatação do template a ser disponibilizado em 22/06/2022:

Todos os textos para publicação na Revista Transverso devem ser enviados por meio da plataforma https://revista.uemg.br/index.php/transverso

Os artigos encaminhados devem ter entre 20.000 e 30.000 caracteres, incluindo os espaços, o que corresponde a aproximadamente 8 a 10 páginas impressas em papel tamanho A4, utilizando-se a fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5 entre linhas, duplo entre parágrafos e margens superior e esquerda de 3 cm; inferior e direita de 2 cm. O original deve desenvolver-se na seguinte seqüência: título, nome do autor e sigla da instituição a que se acha vinculado abaixo do nome, resumo e até cinco palavras-chave em português, espanhol e inglês, texto, referências bibliográficas e notas. Agradecimentos ou dedicatórias devem vir antes do resumo, em português.

As resenhas devem conter entre 5.000 7000 caracteres, incluindo os espaços, o que corresponde a aproximadamente duas a três páginas impressas em papel tamanho A4, utilizando-se a fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5 entre linhas, duplo entre parágrafos e margens superior e esquerda de 3 cm; inferior e direita de 2 cm.

Os relatos de experiência devem ter entre 15.000 e 20.000 caracteres, incluindo os espaços, o que corresponde a aproximadamente 6 a 8 páginas impressas em papel tamanho A4, utilizando-se a fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5 entre linhas, duplo entre parágrafos e margens superior e esquerda de 3 cm; inferior e direita de 2 cm.

As ilustrações devem vir acompanhadas de legendas com a indicação da fonte original, quando não forem originais do próprio trabalho apresentado e deverão ser encaminhadas também em arquivos eletrônicos separados, devendo ser indicado, no texto, o lugar onde serão inseridas. As imagens devem ser do próprio autor, de domínio público, ou virem acompanhadas da autorização expressa do seu autor para publicação na revista, digitalizadas em formato jpg e 300 dpi de resolução, com legendas e créditos. Os editores, utilizando-se de critérios técnicos, se reservam o direito de não publicarem todas as imagens encaminhadas.

Os autores cedem os direitos autorais à Revista Transverso podendo, todavia, posteriormente, publicar os mesmos trabalhos em outros meios, desde que constem os créditos da revista.  O conteúdo das contribuições enviadas é de exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Os autores serão informados por e-mail sobre a publicação ou não de seus artigos. Os editores não se responsabilizarão pelo não recebimento da comunicação dessa informação aos autores que tiverem as mensagens eletrônicas a eles endereçadas devolvidas pelos provedores. Não serão fornecidos aos autores os pareceres sobre artigos não aceitos.

A data-limite para envio de trabalhos é 15/08/2022

 

Para dúvidas:

Revista Transverso

Escola de Design da UEMG

e-mail: revista.transverso@uemg.br