Sobre a Revista
A “Revista Transverso: diálogos entre design, cultura e sociedade”, cujo Editorial dará o tom do contexto da edição e suas publicações, divulgará trabalhos originais na forma de Artigos (científicos tradicionais e tecnológicos), Entrevistas e Resenhas que contemplem temas relacionados à análise e crítica do Design. Cada edição pode, na sua chamada, focar em um ou mais destes formatos. Os trabalhos serão selecionados considerando os vínculos inter e transdisciplinares do design com a arquitetura e urbanismo, artes e letras, bem como com as ciências humanas em geral (filosofia, sociologia, antropologia, arqueologia, história, geografia, psicologia, educação, ciência política, teologia) e outras ciências sociais aplicadas (direito, administração, economia, demografia, ciência da informação, museologia, comunicação, serviço social, economia doméstica, turismo).
O periódico realiza o processo de revisão às cegas por pares (double blind peer review), o que significa que avaliadores e autores são anônimos, não tendo acesso à identificação um do outro, e que, assim como os autores, os pareceristas/ avaliadores são acadêmicos doutores.
A revista é semestral.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite a elas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração (www.lockss.stanford.edu).
POLÍTICA ANTI-PLÁGIO
A Revista Transverso, além de solicitar aos autores compromisso de originalidade, analisa trabalhos acadêmicos e documentos em busca de suspeitas de plágio, utilizando softwares de acesso livre como o CopySpider.