Pensar com as mãos

Autores

  • Rafael Neder Universidade FUMEC - MG

Resumo

Este ensaio visual parte do envolvimento do autor com a tipografia em sua forma mais tradicional: a impressão com tipos móveis. Nas próximas pá-ginas buscou-se apresentar ao leitor os princípios relacionados à a prática tipográfica: história, dispositivos, funcionamento e materialidade. No en-saio analógico e digital se misturam e transformam fragmentos de textos e imagens de diferentes origens. Alguns produzidos para este trabalho e outros remixados em uma perspectiva, de certa maneira, pós-digital onde velho e novo se encontram, se misturam. Para a condução deste trabalho explorou-se o mote “Pensar com as Mãos”, uma vez que a expressão sintetiza tanto o fazer do tipógrafo ancestral quanto do designer contemporâneo, que ao manipularem seus instrumentos de trabalho transformam e dão forma visível a uma ideia.

Biografia do Autor

Rafael Neder, Universidade FUMEC - MG

Designer, professor e pesquisador. Mestre em Design pela Universidade Anhembi-Morumbi, especialista em Marketing e Comunicação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH, e designer gráfico graduado pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Design Gráfico, com ênfase em Tipografia e Design de Interação. Atualmente leciona na graduação em Design na Universidade FUMEC (MG) e na pós-gradua-ção em Design Gráfico e Tipografia no Centro Universitário SENAC (SP).

Referências

ABIMAQ-SIMESP. Máquinas e Equipamentos Gráficos Brasileiros. São Paulo: Gráfica-Editora Michelany S/A, 1978.

BAUER, Konrad F. Wie eine Buchdruckschrift entsteht. Frankfurt am Main: Bauersche Giesserei, 1931.

CRAMER, Florian. “What is Post-Digital”, in BERRY, David M.; DIETER, Michael (Org.) Post Digital aesthetics: art, computation and design. Londres: Palgrave Macmillan, 2015, pp. 12-26.

FUNTIMOD. Catálogo Tipos Funtimod: Tipos, Fios de Latão, Utensílios, Cavaletes. São Paulo: Funtimod, [19–].

NAVAS, Eduardo. Remix Theory: The Aesthetics of Sampling. Springer: Nova Iorque, 2012.

NEDER, Rafael. A Prática Contemporânea da Impressão Tipográfica no Design Gráfico Brasileiro. Orientador: Gisela Belluzzo de Campos. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2014. DOI 10.13140/RG.2.1.4727.4643.

POLK, Ralph W. Manual do Tipógrafo. São Paulo: Ed. Lep, 1948.

SICLUNA, V. Martínez. Teoría y práctica de la tipografía con nociones de las industrias afines. Barcelona: Gustavo Gili, 1945.

SILVA, Libânio. Manual do Tipógrafo. Lisboa: Grémio Nacional dos Industriais Gráficos, 1962.

THIBAUDEAU. F. Manuel Français de Typographie Moderne. Paris: Bureau de l’Édition, 1924

TRACY, Walter. Letters of Credit: A View of Type Design. Boston: David R. Godine, 2003.

Downloads

Publicado

2020-09-17

Como Citar

Neder, R. (2020). Pensar com as mãos. Revista Transverso, (8). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/5201