Pensar com as mãos
Resumen
Este ensaio visual parte do envolvimento do autor com a tipografia em sua forma mais tradicional: a impressão com tipos móveis. Nas próximas pá-ginas buscou-se apresentar ao leitor os princípios relacionados à a prática tipográfica: história, dispositivos, funcionamento e materialidade. No en-saio analógico e digital se misturam e transformam fragmentos de textos e imagens de diferentes origens. Alguns produzidos para este trabalho e outros remixados em uma perspectiva, de certa maneira, pós-digital onde velho e novo se encontram, se misturam. Para a condução deste trabalho explorou-se o mote “Pensar com as Mãos”, uma vez que a expressão sintetiza tanto o fazer do tipógrafo ancestral quanto do designer contemporâneo, que ao manipularem seus instrumentos de trabalho transformam e dão forma visível a uma ideia.
Citas
ABIMAQ-SIMESP. Máquinas e Equipamentos Gráficos Brasileiros. São Paulo: Gráfica-Editora Michelany S/A, 1978.
BAUER, Konrad F. Wie eine Buchdruckschrift entsteht. Frankfurt am Main: Bauersche Giesserei, 1931.
CRAMER, Florian. “What is Post-Digital”, in BERRY, David M.; DIETER, Michael (Org.) Post Digital aesthetics: art, computation and design. Londres: Palgrave Macmillan, 2015, pp. 12-26.
FUNTIMOD. Catálogo Tipos Funtimod: Tipos, Fios de Latão, Utensílios, Cavaletes. São Paulo: Funtimod, [19–].
NAVAS, Eduardo. Remix Theory: The Aesthetics of Sampling. Springer: Nova Iorque, 2012.
NEDER, Rafael. A Prática Contemporânea da Impressão Tipográfica no Design Gráfico Brasileiro. Orientador: Gisela Belluzzo de Campos. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2014. DOI 10.13140/RG.2.1.4727.4643.
POLK, Ralph W. Manual do Tipógrafo. São Paulo: Ed. Lep, 1948.
SICLUNA, V. Martínez. Teoría y práctica de la tipografía con nociones de las industrias afines. Barcelona: Gustavo Gili, 1945.
SILVA, Libânio. Manual do Tipógrafo. Lisboa: Grémio Nacional dos Industriais Gráficos, 1962.
THIBAUDEAU. F. Manuel Français de Typographie Moderne. Paris: Bureau de l’Édition, 1924
TRACY, Walter. Letters of Credit: A View of Type Design. Boston: David R. Godine, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY; Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY; This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).