FotografIa de moda brasIleIra Contemporânea
investigação das técnicas fotográficas e dos elementos brasileiros
Palavras-chave:
Fotografia, moda, brasilidade, identidade, culturaResumo
Este artigo apresenta resultados da pesquisa financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Minas Gerais em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (PIBIC/UEMG/FAPEMIG), intitulada A fotografia de moda brasileira contemporânea: a investigação das técnicas fotográficas e dos elementos semiológicos brasileiros, realizada em 2009/2010. A pesquisa propôs a análise a fotografia da moda brasileira em uma investigação dos aspectos técnicos e semiológicos que a compõem. O objetivo era identificar, a partir de exemplos posteriores à década de 1990, como estão sendo trabalhadas nas fotografias as características da nossa identidade cultural, isto é, da “brasilidade”. Apresentamos como resultado, uma ficha de análise em que aspectos abordados na pesquisa foram aplicados na compreensão da fotografia de moda. Com relação à técnica, foram considerados vários fatores, desde a construção da composição aos equipamentos. Já para elucidar os conceitos semiológicos, referenciamos Barthes (1990), que aponta a existência de três tipos de mensagem: a linguística (verbal), a conotada (simbólica) e a denotada (icônica).
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