Inventando tipos de Design

princípios classificatórios e categorias

Autores

  • Leandro Tadeu Catapam UFPR
  • Marcos Namba Beccari Universidade Federal do Paraná.

Palavras-chave:

classificação, nomeação, design, filosofia, discurso

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as categorias referente à forma, função e bom design, a partir do conceito de nominalismo dinâmico. A ideia é estudar os possíveis ecos de uma abordagem filosófica em ordenações classificatórias do campo do design. Metodologicamente, é proposta a apresentação do conceito de nominalismo dinâmico de Ian Hacking, situando o conceito e sua aplicação médica e comportamental na criação de tipos de pessoas. A segunda parte realiza uma coleta de classificações a partir de entrevistas com designers do livro Design em Diálogo, para gerar uma discussão e uma síntese conclusiva que intenta perceber como as nomeações classificatórias no design podem transformar-se dinamicamente sob aspectos discursivos e práticos.

Biografia do Autor

Marcos Namba Beccari, Universidade Federal do Paraná.

Doutor em Educação pela USP. É professor do Setor de Artes, Comunicação e Design da Uni- versidade Federal do Paraná. Trabalha princi- palmente com estudos da visualidade, estudos do discurso e estudos crítico-filosóficos em design. Líder do Núcleo de Estudos Discursivos em Arte e Design da UFPR.

Referências

BOSWELL, J. Revolutions, Universals and Sexual Categories. In: Duberman, M; Vicinus, M; Chauncey Jr., G., Hidden from History: Reclaiming the Gay and Lesbian Past. New York: Meridian, 1989, pp 18-19.

HACKING, I. Making up people. In: Stein, E. (Org.). Forms of Desire. New York: Routledge, 1992, pp. 69-88.

HACKING, I. Making up people. London Review of Books, 2006. Disponível em https://www.lrb.co.uk/the-paper/v28/n16/ian-hacking/making-up-people

HELLER, S.; PETIT, E. Design em diálogo: 24 entrevistas por Steven Heller e Elinor Pettit. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

LUPTON, E.; HELLER, S. The D.I.Y. Debate. AIGA, 24 jan. 2006.

Downloads

Publicado

02/06/2022

Como Citar

Catapam, L. T., & Beccari, M. N. (2022). Inventando tipos de Design: princípios classificatórios e categorias. Transverso, (11), 08–19. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/6036

Edição

Seção

Artigos