Relato de experiência

uma conversa sobre design e raça

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Design, Raça, Identidade Negra no Brasil, Política, semântica do produto, atributos simbólicos, atributos de estilo.

Resumo

Este texto é um relato de experiência, a partir do conhecimento adquirido no Campo do Design, com uma atuação profissional e acadêmica do autor ao longo de trinta e oito anos. Neste ensaio, o autor compartilha seus insights sobre o processo criativo e tópicos de raça, privilégio e agên- cia dentro de um contexto de prática e ensino superior de Design. A partir de estudos relacionados à semântica de produtos, busca relações entre as referências culturais pessoais e a proposição de um modelo metodológico com ênfase nos atributos perceptuais e em modelos de ensino que ressal- tem as experiências manuais. De suas experiências de infância aos estudos de graduação e pós-graduação e seus caminhos de carreira na academia e na prática, sua história impactante oferece perspectivas para estudantes e designers negros emergentes, criando um ponto de entrada para abordar as complexidades da raça no Design e trazer à luz os desafios do ensino de Design. Ao longo do texto estão imagens que mantêm significado cultural, de relíquias de família a trabalhos que destacam aspectos de sua identidade.

Biografia do Autor

Dr. Célio Teodorico dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Desenho Industrial pela Univer- sidade Federal da Paraíba (1983). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), na área de Gestão do Design e do Produto. Doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Projeto de Sistemas Mecânicos pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em 10 de dezembro de 2009. É professor Associado do Departa- mento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa em Design, De- sign Industrial, Design Thinking, Ergonomia, consultoria no desenvolvimento de produtos eletro eletrônicos, equipamentos hospitalares, projetos especiais e mobiliário. Pesquisador em Prospecções Metodológicas em Design, linguagem do Produto, Tecnologia Ubíqua e Perfasiva e Tecnologia Assistiva, Pesquisas Er- gonômicas, Métodos Representacionais para o Ensino de Design, Pesquisas em Design de interações. É professor Associado da Udesc.

É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design (PPG Design) da UDESC. É Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Design de Interações LPDI UDESC.

Referências

BARBETTA, A. P. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 5 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003.

BARROS, José D’Assunção. As Influências da Arte Africana na Arte Moderna. Afro-Ásia, s/v, n. 44, p. 37-95, 2011.

BERGMANN, Barbara. In defense of affirmative action. New York: Basic Books, 1996.

BERMÚDEZ, Ana Carla Número de alunos negros na universidade explo- de; entre docentes, alta é tímida. UOL Educação 05/10/2020 acessado em 27/05/2021 em https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/10/05/n-de-alunos- -negros-na-universidade-explode-entre-docentes-alta-e-timida.htm

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, acessado em 27/05/2021 https://www. gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ censo-da-educacao-superior

DORMER, Peter. The Meanings of Modern Design. Great Britain: Butler & Tanner Ltd, 1990.

SANTOS, C. T. Requisitos de linguagem do produto: uma proposta de es- truturação para as fases iniciais do PDP. 2009, 205 fls.Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,. 2009.

SCHON, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOUZA, A. C. de; BRANDALISE, M. Ângela T. Política de cotas e democratização do ensino superior: a visão dos implementadores. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 515–538, 2017. DOI: 10.22348/rie- sup.v3i3.7763. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index. php/riesup/article/view/8650621. Acesso em: 28 maio. 2021.

WALTERS, Kelly. Open Dialogue: Artists and Designers of Afro- Caribbean Descent. Design and Culture, v. 12, n.1, p. 83-101, 2020. DOI: 10.1080/17547075.2020.1690281

https://www.africandesigncentre.org https://www.grapheine.com/en/graphic-design-en/africa-design

https://designsummitsept2018.sched.com/speaker/ prof_mugendi_k_mrithaa.1yir22si

Downloads

Publicado

2021-09-18

Como Citar

Santos, C. T. dos. (2021). Relato de experiência: uma conversa sobre design e raça. Revista Transverso, (10), 79–95. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/6101