Relact of experience
a conversation about design and race
Keywords:
teaching, design, race, black identity in Brazil, policy, product semantics, symbolic attributes, style attributesAbstract
This text is an experience report, based on the knowledge acquired in the Field of Design, with the author’s professional and academic performance over thirty-eight years. In this essay, the author shares his insights into the creative process and topics of race, privilege, and agency within a context of Design higher education and practice. Based on studies related to product semantics, he seeks relationships between personal cultural references and the proposition of a methodological model with an emphasis on perceptual attributes and on teaching models that emphasize manual experiences. From her childhood experiences to undergraduate and graduate studies and her career paths in academia and practice, her impactful history offers perspectives for emerging black students and designers, creating an entry point to address the complexities of race in Design and bring to light the challenges of teaching Design. Throughout the text are images that maintain cultural significance, from family heirlooms to works that highlight aspects of their identity.
References
BARBETTA, A. P. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 5 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003.
BARROS, José D’Assunção. As Influências da Arte Africana na Arte Moderna. Afro-Ásia, s/v, n. 44, p. 37-95, 2011.
BERGMANN, Barbara. In defense of affirmative action. New York: Basic Books, 1996.
BERMÚDEZ, Ana Carla Número de alunos negros na universidade explo- de; entre docentes, alta é tímida. UOL Educação 05/10/2020 acessado em 27/05/2021 em https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/10/05/n-de-alunos- -negros-na-universidade-explode-entre-docentes-alta-e-timida.htm
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, acessado em 27/05/2021 https://www. gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ censo-da-educacao-superior
DORMER, Peter. The Meanings of Modern Design. Great Britain: Butler & Tanner Ltd, 1990.
SANTOS, C. T. Requisitos de linguagem do produto: uma proposta de es- truturação para as fases iniciais do PDP. 2009, 205 fls.Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,. 2009.
SCHON, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOUZA, A. C. de; BRANDALISE, M. Ângela T. Política de cotas e democratização do ensino superior: a visão dos implementadores. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 515–538, 2017. DOI: 10.22348/rie- sup.v3i3.7763. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index. php/riesup/article/view/8650621. Acesso em: 28 maio. 2021.
WALTERS, Kelly. Open Dialogue: Artists and Designers of Afro- Caribbean Descent. Design and Culture, v. 12, n.1, p. 83-101, 2020. DOI: 10.1080/17547075.2020.1690281
https://www.africandesigncentre.org https://www.grapheine.com/en/graphic-design-en/africa-design
https://designsummitsept2018.sched.com/speaker/ prof_mugendi_k_mrithaa.1yir22si
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 TRANSVERSO
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY; Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY; This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).