Espaço Maker de Educação Univille: Tecnologia educacional para a formação cidadã
Educational technology for citizen formation
Visualizações: 42DOI:
https://doi.org/10.36704/transverso.v1i16.9245Palavras-chave:
tecnologia educacional, parcerias, educação pública, educação para sustentabilidade, design para a sustentabilidadeResumo
O artigo aborda a estruturação do Espaço Maker de Educação para o Design e a Sustentabilidade da Univille como tecnologia educacional para a formação cidadã e sua atuação técnico-científica em colaboração com as redes educacionais do norte do estado de Santa Catarina, especialmente com os espaços maker da rede estadual de ensino em Joinville. A metodologia utilizada é a da reflexão-na-ação, proposta por Schön, relatando as atividades conduzidas à luz do referencial teórico sobre cultura e movimento maker. Os resultados contribuem para o posicionamento da proposta como tecnologia educacional, explicitação de processos, documentação, ampliação de parcerias, bem como o aperfeiçoamento e a continuidade da sistematização do serviço oferecido.
Referências
AL-NUAIMI, S. R.; AL-GHAMDI, S. G. Assessment of knowledge, attitude and practice towards sustainability aspects among higher education students in Qatar. Sustainability, Qatar, v. 14, n. 20, p. 13149, 2022. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=ffh&AN= 2023-08-Da1868&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 12 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/su142013149
CALUETE NETO, Plácido Fernandes; CHACON, Isabela Marquim Nogueira; SILVA, Isabella Rodrigues Oliveira; LAURENTINO, Auta Luciana; MENDES, Letícia Teixeira. Fabricação Digital e Design Sustentável: Estudos de caso para o Projeto Precious Plastic. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 7, n. 1, p. 91–102, 2024. Disponível em: https://univille.emnuvens.com.br/PL/article/view/2364. Acesso em: 10 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.21726/pl.v7i1.2364
CAVALCANTI, A. L. M. S. ; SILVA, D. C. ; SELLIN, N. ; EVERLING, M. T. ; DAGIOS, R. N. Diagnóstico para Espaço Maker de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com Ênfase em Resíduos Poliméricos. In: Ensus 2022 - Encontro Nacional de Sustentabilidade, 2022, Marabá. Anais [...]. Marabá: UNIFESSPA/UFSC, 2022. v. 10. p. 926-937 Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245088.
CRUZ, Maria Paula Marcon da; VENTURELLI, Suzete. Design thinking e cultura maker na educação: contribuição metodológica no desenvolvimento de competências para o século XXI. Projetica, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 240–261, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/41511. Acesso em: 11 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p240
DE LIMA DOS SANTOS, N. N.; SANTOS MEDINA, C. Cultura Maker e Clube da Matemática - Uma Experiência Exitosa Em Sala De Aula. In: Journal of Interdisciplinary Debates, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 1–15, 2024. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=a9h&AN=176771860&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 12 nov. 2024.
DESIGN FOR CHANGE. Disponível em https://dfcworld.org/SITE. Acesso em: 10 jun. 2024.
DOS SANTOS, F. L. Ciência e Tecnologia na Escola. RBPG. In: Revista Brasileira de Pós-Graduação, [s. l.], v. 15, n. 34, p. 1–23, 2019. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=foh&AN=140161177&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 12 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v15i34.1615
EVERLING, M. T. Educação Maker para o Design em Perspectiva Ambiental. In: Missionárias SSpS Brasil. Disponível em: https://blog.ssps.org.br/educacao-maker-para-o-design-em-perspectiva-ambiental?fbclid=IwAR1Vy-PQmzB_ZP1QZU_GVbYN2PqWRf54_WfqskF3OJ2arYwp8Lq0XwIn66Q. Acesso em 20 out. 2023.
PROJETO MAKER. Espaço Maker - Design e Sustentabilidade, 2023. Disponível em: http://projetomaker.com.br.
Li, Y., Kim, M., & Palkar, J. (2022). Using emerging technologies to promote creativity in education: A systematic review. International Journal of Educational Research Open, v. 3, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2022.100177. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2022.100177
LOBO, Raphael. PITASSI, Claudio. Design Thinking as Meaning Creation: The Case of Descomplica. Revista de Administração Contemporânea, v. 26, n. 1, e-190166, 2022. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=foh&AN=152781798&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022190166.en
ONU - Organização das Nações Unidas. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 10 mar. 2023.
PARENTE NETO, T. G.; SOUSA FILHO, R. A. L. . Educational technology: Conceptions and challenges in teaching practice. Research, Society and Development, [s. l.], v. 12, n. 13, p. e77121344157, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44157. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i13.44157
SELLIN, NOELI; DAGIOS, R. N.; SILVA, D. C.; SACCHELLI, C. M.; SOBRAL, J. E. C. Ações de educação para o desenvolvimento sustentável com base na problemática dos resíduos poliméricos. In: II CONEAMB - Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Anais […]. [S. l.], v. 3, p. 347-352, 2022. Disponível em: https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/issue/view/55/30. DOI: https://doi.org/10.51189/ii-coneamb/9711
SELLIN, N.; SILVA, D. C.; REINERT, M. M.; EVERLING, M. T.;. SOBRAL, J. E. C. Laboratório Maker: Design e Educação para Sustentabilidade. In: Ensus 2023 - Encontro Nacional de Sustentabilidade, 2023, Florianópolis/SC. Anais […], Florianópolis, 2023. Disponível em: https://ensus2023.paginas.ufsc.br/sessoes-tematicas-0706/.
SOBRAL, João Eduardo Chagas; SELLIN, Noeli; SILVA, Danilo Corrêa; EVERLING, Marli Teresinha; CAVALCANTI, Anna Luiza M. De Sá. A atuação científica e extensionista do PPGDesign/Univille com ênfase socioambiental: Projeto Espaço Maker. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 5, n. 1, p. 65–75, 2022. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/1930. Acesso em: 12 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.21726/pl.v5i1.1930
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2003.
RIBEIRO NETO, João; MAIA, Lucas Emanuel de Oliveira; MENEZES, Daniel Brandão; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. A Cultura Maker como Metodologia Ativa de Ensino: Contribuições, Desafios e Perspectivas na Educação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [s. l.], v. 25, n. 1, p. 107–115, 2024. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/11179. Acesso em: 11 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n1p107-115
Downloads
- Artigo 19
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Transverso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY; Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY; This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).