Espaço Maker de Educação Univille: Tecnologia educacional para a formação cidadã

Educational technology for citizen formation

Visualizações: 42

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/transverso.v1i16.9245

Palavras-chave:

tecnologia educacional, parcerias, educação pública, educação para sustentabilidade, design para a sustentabilidade

Resumo

O artigo aborda a estruturação do Espaço Maker de Educação para o Design e a Sustentabilidade da Univille como tecnologia educacional para a formação cidadã e sua atuação técnico-científica em colaboração com as redes educacionais do norte do estado de Santa Catarina, especialmente com os espaços maker da rede estadual de ensino em Joinville. A metodologia utilizada é a da reflexão-na-ação, proposta por Schön, relatando as atividades conduzidas à luz do referencial teórico sobre cultura e movimento maker. Os resultados contribuem para o posicionamento da proposta como tecnologia educacional, explicitação de processos, documentação, ampliação de parcerias, bem como o aperfeiçoamento e a continuidade da sistematização do serviço oferecido.

Biografia do Autor

Marli Teresinha Everling, Univille

Graduada em Desenho Industrial, Mestre em Engenharia da Produção, Doutora em Design. Professora da Universidade da Região de Joinville/Univille.

Adriane Shibata Santos, Univille

Doutora em Design pela PUC-Rio e Mestra em Saúde e Meio Ambiente pela Univille, Especialista em Engenharia de Produto e Design pela PUC-Pr e Bacharela em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela UFPR. É Professora Adjunto na Univille, nos cursos de graduação e especialização em Design, além de compor o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Design - PPGDesign Univille. É pesquisadora nas áreas de sustentabilidade, inovação; inovação social; gestão do design; sistemas produto-serviço (PSS). Pesquisadora membro da comunidade LeNS (Learning Network on Sustainability). Possui patentes e registros de desenho industrial em seu nome e recebeu prêmios de design.

Cristiane Berlezi, Univille

Mestranda em Design. Especialista em Gestão de Projetos. Bacharela em Design de Interiores (Univille). Professora em cursos de graduação em design de interiores, análise e desenvolvimento de sistemas e engenharia de software, no SENAC. Atua como gerente de projetos e operações do Dot Digital Group.

Luiz Melo Romão, Univille

Professor Universitário, Pesquisador e Consultor. Atua nas áreas de gestão da inovação, empreendedorismo social, teoria da mudança, indicadores de impacto, sustentabilidade, desenvolvimento de projetos, novos negócios e inovação em produtos e serviços. É Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Redes de Computadores pela Universidade do Estado de Santa Catarina, possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Design - M/D Profissional e dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software da Univille

Noeli Sellin, Univille

Possui graduação em engenharia química pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, é professora nos cursos de graduação em Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária, Mestrado em Engenharia de Processos e Mestrado e Doutorado Profissional em Design da Universidade da Região de Joinville - Univille. Tem experiência em Processos Industriais, atuando, principalmente, em: Produção mais limpa; Processos e produtos sustentáveis; Gestão, tratamento, valorização e minimização de resíduos industriais e agroindustriais; Avaliação de Ciclo de Vida; Biomassa para energia.

Referências

AL-NUAIMI, S. R.; AL-GHAMDI, S. G. Assessment of knowledge, attitude and practice towards sustainability aspects among higher education students in Qatar. Sustainability, Qatar, v. 14, n. 20, p. 13149, 2022. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=ffh&AN= 2023-08-Da1868&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 12 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/su142013149

CALUETE NETO, Plácido Fernandes; CHACON, Isabela Marquim Nogueira; SILVA, Isabella Rodrigues Oliveira; LAURENTINO, Auta Luciana; MENDES, Letícia Teixeira. Fabricação Digital e Design Sustentável: Estudos de caso para o Projeto Precious Plastic. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 7, n. 1, p. 91–102, 2024. Disponível em: https://univille.emnuvens.com.br/PL/article/view/2364. Acesso em: 10 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.21726/pl.v7i1.2364

CAVALCANTI, A. L. M. S. ; SILVA, D. C. ; SELLIN, N. ; EVERLING, M. T. ; DAGIOS, R. N. Diagnóstico para Espaço Maker de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com Ênfase em Resíduos Poliméricos. In: Ensus 2022 - Encontro Nacional de Sustentabilidade, 2022, Marabá. Anais [...]. Marabá: UNIFESSPA/UFSC, 2022. v. 10. p. 926-937 Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245088.

CRUZ, Maria Paula Marcon da; VENTURELLI, Suzete. Design thinking e cultura maker na educação: contribuição metodológica no desenvolvimento de competências para o século XXI. Projetica, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 240–261, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/41511. Acesso em: 11 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p240

DE LIMA DOS SANTOS, N. N.; SANTOS MEDINA, C. Cultura Maker e Clube da Matemática - Uma Experiência Exitosa Em Sala De Aula. In: Journal of Interdisciplinary Debates, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 1–15, 2024. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=a9h&AN=176771860&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 12 nov. 2024.

DESIGN FOR CHANGE. Disponível em https://dfcworld.org/SITE. Acesso em: 10 jun. 2024.

DOS SANTOS, F. L. Ciência e Tecnologia na Escola. RBPG. In: Revista Brasileira de Pós-Graduação, [s. l.], v. 15, n. 34, p. 1–23, 2019. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=foh&AN=140161177&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 12 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v15i34.1615

EVERLING, M. T. Educação Maker para o Design em Perspectiva Ambiental. In: Missionárias SSpS Brasil. Disponível em: https://blog.ssps.org.br/educacao-maker-para-o-design-em-perspectiva-ambiental?fbclid=IwAR1Vy-PQmzB_ZP1QZU_GVbYN2PqWRf54_WfqskF3OJ2arYwp8Lq0XwIn66Q. Acesso em 20 out. 2023.

PROJETO MAKER. Espaço Maker - Design e Sustentabilidade, 2023. Disponível em: http://projetomaker.com.br.

Li, Y., Kim, M., & Palkar, J. (2022). Using emerging technologies to promote creativity in education: A systematic review. International Journal of Educational Research Open, v. 3, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2022.100177. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2022.100177

LOBO, Raphael. PITASSI, Claudio. Design Thinking as Meaning Creation: The Case of Descomplica. Revista de Administração Contemporânea, v. 26, n. 1, e-190166, 2022. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=foh&AN=152781798&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022190166.en

ONU - Organização das Nações Unidas. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 10 mar. 2023.

PARENTE NETO, T. G.; SOUSA FILHO, R. A. L. . Educational technology: Conceptions and challenges in teaching practice. Research, Society and Development, [s. l.], v. 12, n. 13, p. e77121344157, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44157. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i13.44157

SELLIN, NOELI; DAGIOS, R. N.; SILVA, D. C.; SACCHELLI, C. M.; SOBRAL, J. E. C. Ações de educação para o desenvolvimento sustentável com base na problemática dos resíduos poliméricos. In: II CONEAMB - Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Anais […]. [S. l.], v. 3, p. 347-352, 2022. Disponível em: https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/issue/view/55/30. DOI: https://doi.org/10.51189/ii-coneamb/9711

SELLIN, N.; SILVA, D. C.; REINERT, M. M.; EVERLING, M. T.;. SOBRAL, J. E. C. Laboratório Maker: Design e Educação para Sustentabilidade. In: Ensus 2023 - Encontro Nacional de Sustentabilidade, 2023, Florianópolis/SC. Anais […], Florianópolis, 2023. Disponível em: https://ensus2023.paginas.ufsc.br/sessoes-tematicas-0706/.

SOBRAL, João Eduardo Chagas; SELLIN, Noeli; SILVA, Danilo Corrêa; EVERLING, Marli Teresinha; CAVALCANTI, Anna Luiza M. De Sá. A atuação científica e extensionista do PPGDesign/Univille com ênfase socioambiental: Projeto Espaço Maker. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 5, n. 1, p. 65–75, 2022. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/1930. Acesso em: 12 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.21726/pl.v5i1.1930

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2003.

RIBEIRO NETO, João; MAIA, Lucas Emanuel de Oliveira; MENEZES, Daniel Brandão; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. A Cultura Maker como Metodologia Ativa de Ensino: Contribuições, Desafios e Perspectivas na Educação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [s. l.], v. 25, n. 1, p. 107–115, 2024. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/11179. Acesso em: 11 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n1p107-115

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

Everling, M. T., Shibata Santos, A., Berlezi, C., Melo Romão, L., & Sellin, N. (2024). Espaço Maker de Educação Univille: Tecnologia educacional para a formação cidadã: Educational technology for citizen formation. Revista Transverso, 1(16). https://doi.org/10.36704/transverso.v1i16.9245