Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/transverso.v1i14.8390

Keywords:

EDUCAÇÃO, Sustentabilidade, Arte e Design, Moda, Design sustentável

Abstract

Este artigo teve como objetivo demonstrar as intersecções entre educação, moda e sustentabilidade na execução de um projeto chamado Musas Coletivo de Moda. Realizado em espaço não formal de educação, o projeto Musas utilizou os temas de sustentabilidade e moda na elaboração de seu plano de trabalho, no qual o objeto foi a criação e produção de calçados feitos com resíduos industriais de jeans. Nesse sentido, buscou-se discorrer sobre os espaços de educação não formal como uma possibilidade de acesso e democratização da moda na perspectiva da educação para a sustentabilidade. O aporte metodológico teve o relato de experiência e a revisão bibliográfica dos temas mencionados. O relato de experiência descreve os objetivos do projeto apresentado em cada dimensão correspondente ao tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico, tendo a moda como ferramenta em seu papel fundamental para desenvolver a autoestima e do estímulo à autonomia.

Author Biography

João, Proposta Verde

Graduated in Business Administration, postgraduate in Ecodesign, entrepreneur in the Creative Economy. Entrepreneur in the design for sustainability sector since 2008.

References

ARAÚJO. F. J. A sustentabilidade em espaços de educação não-formais: possibilidades pedagógicas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT). Dissertação de mestrado. UFRG, 2020.

BERLIM, L. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.

BORTOLETTI, Z. L. Semioses identitárias: retratos da moda no espaço escolar. Educação em Revista. 38, n.25949, p. 1-22, 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2002

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016.

BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação. Ambiental, institui a Política da Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FONTOURA, J. B. Educação para a moda sustentável no município de Blumenau/SC com o uso de tecnologias acessíveis. Dissertação de mestrado. UFPB. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/62025/35008. Acesso em: dia mês ano.

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.

MARQUES, S.M, MARX, V. Os coletivos em cena: algumas contribuições para o debate. Simbiótica, Vitória, v.7, n.3 (Jul/dez/2020) ISSN 23161620. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33691/22368

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de Relato de Experiência como Conhecimento Científico. REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL. v. 17, n. 48, p. 60-77, OUT./DEZ, 2021.

SANTOS, A. [et al.] Design para a sustentabilidade: dimensão ambiental. Curitiba, PR: Insight, 2018. .

SANTOS, C. L. O encontro entre a educação formal e não formal no programa escola integrada: possibilidades e desafios. Dissertação de mestrado. UFMG. 2015

SANTOS, A. [et al.] Design para a sustentabilidade: dimensão econômica. Curitiba, PR: Insight, 2019a.

SANTOS, A. [et al.] Design para a sustentabilidade: dimensão social. Curitiba, PR: Insight, 2019b. (Design para a sustentabilidade, 1)

PAIM, Claudia (2009). Coletivos e iniciativas coletivas: modos de fazer na América Latina contemporânea. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

Published

2024-02-01

How to Cite

Pisetta, A. S., & João. (2024). Brasil. TRANSVERSO, 1(14). https://doi.org/10.36704/transverso.v1i14.8390