Estampa Chita

ícone de brasilidade em cores e formas

Autores/as

  • Emanuela Francisca Ferreira Silva PUCMINAS

Palabras clave:

Estampa chita, cores, forma, ícone de brasilidade., icon of brazilians.

Resumen

Este artigo estuda as formas e os matizes primários da estampa chita. Embasando-se na teoria de Goethe1 (apud KANDINSKY, 1996) sobre as cores, se tentará respaldar a seguinte afirmação: a chita é mitológica por ter em si cores e formas que a colocam como ícone de brasilidade. Entende-se ícone na visão peirceana, isto é, como signo em que as condições de significação prescindem a existência de seu objeto. A chita é ícone porque ela ultrapassa sua forma pano para representar a identidade multicultural do povo brasileiro.

Citas

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Nova versão, 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Informação e-documentação: referências - elaboração.

Rio de Janeiro: ABNT, 2000.

BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand. Brasil, 1997.

______. Elementos da semiologia. São Paulo: Cultrix, 1993.

______. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

______. O sistema da moda. São Paulo: Nacional, 1979.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.

______. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2000.

COSTA, S.; BERMAN, D.; HABIB, R. L. 150 anos da indústria têxtil brasileira. Rio de Janeiro: SENAI - CETIQT/Texto e Arte, 2000.

PAULI, E. Estética das cores. In: Enciclopédia Simpósio. Disponível em: <http://www.simpozio.ufsc.br/port/l-enc/y- mega/megaestetica/e-cores/3911y000.html#Top_of_page>. Acesso em: 22 de nov. de 2009.

GARCIA, C. Chita, chitinha, chitão: notas sobre imagens e andanças. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2002.

MILLER BARROS, L. R. A cor no processo criativo - um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: Ed. Senac, 2006. MELLÃO, R. Que chita bacana. São Paulo: Ed. A Casa-Casa Museu do Objeto Brasileira, 2005.

KANDINSKY, W. Do espiritual na arte e na pintura em particular. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

LAVER, J. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MASCARENHAS, A. J. Uma teimosa ocupação. Belo Horizonte: Copyright da Cia. de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, 1996. O’HARA, G. Enciclopédia da moda - 1840 à década de 1980. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

PEIRCE, C. S. Semiótica. 3. ed. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2000.

SANTIAGO, S. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural.São Paulo: Perspectiva, 1978.

Publicado

2021-02-08

Cómo citar

Silva, E. F. F. (2021). Estampa Chita: ícone de brasilidade em cores e formas. Revista Transverso, (2), 64–79. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/5399