Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Não há cobrança de taxas para submissão de qualquer material para a Revista Transverso.

    No hay ningún cargo por enviar cualquier material a Revista Transverso.

    There is no charge for submitting any material to Revista Transverso.

    A contribuição deverá ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Wordversão 6.0 ou superior, com extensão (.doc ou .docx)”

    The submission file is in Microsoft Word format, version 6.0 or higher, with extension (.doc or .docx) ”
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto usa o formato do template fornecido; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • A originalidade  do trabalho está garantida, podendo, em caso de plágio, o(a) autor(a) responsável pela submissão responder judicialmente sob a acusação de Crime de Violação aos Direitos Autorais, segundo art. 184 – Código Penal.
  • No caso de ser estudante de Mestrado ou de Doutorado, dever-se-á preencher todos os dados do orientador, figurando-o como co-autor.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS

Instruções aos autores
A Revista Transverso divulga trabalhos originais na forma de artigos, dossiês, resenhas, ensaios visuais e relatos de experiências que contemplem temas relacionados ao design, as artes visuais, a arquitetura e a cultura material e imaterial a partir dos seus vínculos transdisciplinares e interlocuções com as áreas de Letras e as Ciências Humanas e Sociais.
A Revista Transverso publicará:
a) ARTIGOS: textos inéditos sobre assuntos compreendidos, segundo os critérios do autor, no eixo editorial da publicação;
b) DOSSIÊS TEMÁTICOS: conjunto de trabalhos (artigos, ensaios, relatos de experiência, resenhas e entrevistas) referentes a um tema específico, lançado pelo Conselho Editorial, dentro da temática geral da revista.
c) ENSAIOS VISUAIS: apresentações elaboradas sob um ponto de vista pessoal e subjetivo a partir de montagem livre de imagens (fotografias, pinturas, desenhos, ilustrações, colagens, etc), acompanhadas de texto sintético também livre, de caráter científico, literário ou artístico. Os ensaios visuais devem ser especialmente concebidos para a publicação na revista.
d) RESENHAS: revisões críticas de livros nacionais ou estrangeiros, nos campos do design, arte, arquitetura, cultura e sociedade, exposições de arte e filmes. As resenhas devem resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, constituindo contribuição teórica, crítica ou científica ao campo. O tempo da obra a ser resenhada deverá ser de no máximo um ano do lançamento se nacional e três anos para livro estrangeiro.
e) RELATOS DE EXPERIÊNCIA contextualizados, objetivos e com aporte teórico que contribuam de forma relevante para a área de atuação do design e da arte, trazendo motivações ou metodologias para as ações tomadas e as considerações e impressões que a vivência trouxe àquele(a) que a experienciou. Deve trazer considerações (a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete) que sejam significativas para a área de estudos em questão. Isto é, o relato não deve ser apenas descritivo, mas estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aparato teórico.

Submissão, recepção e emissão do parecer de propostas:

1. As submissões são restritas a apenas 1 (uma) proposta por autor e/ ou coautor por edição
2. As edições especiais devem seguir as instruções contidas em seus templates específicos.
3. Todas as submissões são constituídas pelo material proposto (artigo, resenha, relato de experiência ou ensaios visual) sem identificação do(s) autor(es) e pela página de encaminhamento.
4.  A página de encaminhamento (em separado) deve indicar: título do artigo em negrito (até 70 caracteres); nome do(s) autor(es). Todos os autores devem ser identificados com: sinopse curricular (dados sobre formação acadêmica, afiliação institucional e principais publicação e atuações. Até 150 palavras para cada autor); endereço institucional e residencial completos, telefones, emails.
5. Os trabalhos poderão ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.
6. A Revista somente recebe artigos quando os editais estiverem abertos. As datas de recepção podem ser consultadas na página web das revistas da Universidade do Estado de Minas Gerais http://revista.uemg.br/ e na página da Escola de Design http://www.ed.uemg.br/.
7.  Os artigos devem ser enviados pela plataforma de gestão de conteúdos, pelo link disponibilizado na página web da Revista; em casos excepcionais, ao e-mail da Revista.
8. O conteúdo das submissões, a originalidade e ineditismo da proposta submetida, serão de inteira responsabilidade dos autores.
9. A responsabilidade pela permissão de uso de materiais protegidos por Direitos Autorais é exclusiva dos autores;
10.  Os textos submetidos à Revista não podem estar simultaneamente em processo de avaliação em outro periódico.
11.  Quando o material é recebido, é informado imediatamente o seu recebimento e a Equipe Editorial procede à conferência quanto ao cumprimento dos requisitos básicos, bem como sua pertinência para estar na publicação.
12.  Os trabalhos que passam pela conferência da Equipe Editorial são submetidos à ferramenta de detecção de plágio. Se for detectado total ou parcialmente plágio, o texto não será enviado aos pareceristas e os autores serão notificados sobre a recusa.
12. Os trabalhos que passarem pela ferramenta de detecção de plágio serão submetidos a um processo de emissão de parecer sob a responsabilidade de dois membros do Conselho Editorial.
13. Durante a avaliação, tanto o nome dos autores quanto o dos pareceristas serão mantidos no anonimato.
14. Os trabalhos que receberem melhor avaliação são remetidos pela Equipe Editorial aos autores para que estes realizem as alterações, se indicadas, no prazo previamente estipulado. 
15. A decisão final de publicar ou recusar um trabalho é da Equipe Editorial, tendo como base as alterações solicitadas e realizadas e cumprimento dos prazos.
16. Durante o processo de avaliação e edição, os autores podem ser consultados para resolver dúvidas. O meio de comunicação será o e-mail.
17. A Revista conta com processos de diagramação de acordo com o desenho gráfico (layout) de cada publicação.
18. Após a publicação, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação dos trabalhos;
19. As contribuições aprovadas, mas não publicadas, poderão ser aproveitadas em edições (números) subsequentes da revista, caso seja de interesse dos autores.
20. A revisão ortográfica, gramatical e a adequação às normas da ABNT são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Observação: a Equipe Editorial não se responsabilizará pelo não recebimento de comunicações dos autores que tiverem as mensagens eletrônicas a eles endereçadas devolvidas pelos provedores.

Normas para editoração dos textos e imagens.
1. O documento deve ser apresentado conforme template fornecido.
7. Na primeira página dos artigos e relatos de experiência, deve aparecer o título (até 70 caracteres), resumo(s) e palavras-chave, conforme template.
8. As subdivisões no corpo do texto (capítulos, subcapítulos, subtítulos primários etc.) devem estar em números arábicos, exceto a introdução e a conclusão.
9. Os termos em latim e as palavras estrangeiras devem estar em itálico.
10. Quando forem usadas siglas, explicá-las na primeira vez que surgirem. Nas seguintes menções, usar somente a sigla ou a abreviatura.
11. As citações textuais, curtas devem vir entre aspas no decorrer do texto quando tiverem até três linhas. As citações textuais que ultrapassarem três linhas devem ser colocadas como citação longa, sem aspas, com conforme formato do template fornecido.
12. Quadros, gráficos, ilustrações, fotografias e mapas devem estar referenciados e explicados no corpo do texto. Além disso, devem conter títulos, estar numerados na sequência e acompanhados por suas respectivas legenda e fonte. Localizam-se preferencialmente logo após o parágrafo em que forem mencionados.
14. As imagens devem estar dispostas no corpo do texto, em formato jpg, em 300 dpi, com lado menor de até 10cm; devem ser acompanhadas de especificação técnica (título, autor, ano e fonte) e serem numeradas (Figura 01, Figura 02…). É responsabilidade do autor entregar a autorização para a publicação das imagens que assim exigirem.

Referências
1. No final do artigo, devem estar as referências bibliográficas, escritas conforme formato do template fornecido.
2. As referências bibliográficas deverão ser completas, dispostas em ordem alfabética de sobrenome de autor e cronológica para títulos do mesmo autor, atendendo-se às regras a seguir especificadas:
a) Citação de artigo de revista deverá conter: autor do artigo (SOBRENOME, Nome), título do artigo, título da revista em negrito, local da publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo citado, mês e ano da publicação.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. X-Y, mês, ano.
b) Citação de capítulo de livro deverá conter: autor do capítulo (SOBRENOME, Nome), título do capítulo, organizador da coletânea, título do livro em negrito, número da edição (somente a partir da segunda), local de publicação, editora, ano, página inicial e final do capítulo.
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In. SOBRENOME, Nome. Título do livro. X ed. Cidade: Editora, ano, p. Y-Z,
c) Citação de livro deverá conter: autor, título em negrito, número da edição (somente a partir da segunda), local de publicação, editora, ano, número total de páginas.
SOBRENOME, Nome. Título do livro. X ed. Cidade: Editora, ano, Y p.
d) Para a referência de qualquer tipo de documento obtido em meio eletrônico, deve-se proceder da mesma forma como foi indicado para as obras convencionais, acrescentando o URL completo do documento na Internet, entre os sinais < >, antecedido da expressão Disponível em: e seguido da informação Acesso em:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. X-Y, mês, ano. Disponível em: <http://www>. Acesso em: dia mês ano.

Endereço para correspondência
Revista Transverso
Escola de Design da UEMG - Centro de Extensão

Rua Gonçalves Dias, 1434 – Lourdes

Belo Horizonte – MG – CEP 30.140-091
E-mail: revista.transverso@uemg.br

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

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