RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONDUÇÃO DE ATIVIDADES EM PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM:

DESAFIOS E REFLEXÕES DO MONITOR EM CONTEXTO ACADÊMICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/irc.v24i1.9597

Palabras clave:

metodologias ativas, relato de experiência, monitoria, ensino de Psicologia

Resumen

Este relato de experiência apresenta a aplicação de uma atividade prática na disciplina de Psicologia da Aprendizagem, com o objetivo de integrar teoria e prática por meio de metodologias ativas. A atividade foi desenvolvida em um contexto acadêmico, envolvendo estudantes de graduação em Psicologia, com a finalidade de estimular o engajamento, o pensamento crítico e a compreensão das principais teorias da aprendizagem. O monitor desempenhou um papel colaborativo na execução da atividade, atuando como observador do processo de ensino-aprendizagem, mediando as discussões em sala e auxiliando os alunos na resolução das tarefas propostas. Os principais resultados observados foram o bom desempenho da turma no trabalho em equipe, garantindo maior fluidez à atividade, além de uma compreensão mais espontânea dos conteúdos, favorecida pela metodologia adotada. Além disso, a experiência proporcionou ao monitor uma visão ampliada sobre as dinâmicas de sala de aula e os desafios do ensino. Como considerações finais, destaca-se o impacto positivo das metodologias ativas na formação dos alunos, evidenciado pelo engajamento e pela assimilação eficaz dos conceitos trabalhados. Esse relato reforça o valor da prática reflexiva para o monitor, contribuindo tanto para seu desenvolvimento pessoal quanto para a qualidade do ensino.

Biografía del autor/a

Matheus Maia Melo, UEMG

Matheus Maia Melo, Graduando em Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba. E-mail: matheus.1594941@discente.uemg.br

Citas

FONTANA, Maire Josiane; FÁVERO, Altair Alberto. Professor reflexivo: uma integração entre teoria e prática. Revista de Educação do IDEAU, v. 8, n. 17, 2013.

Lira, M. O., Nascimento, D. Q., Silva, G. C. de L., & Maman, A. dos S. (2015). Contribuições da Monitoria Acadêmica para o Processo de Formação Inicial Docente de Licenciandos em Ciências Biológicas da Uepb. Anais do II Congresso Nacional de Educação.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 02-25, 2018.

NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem. História, v. 9, n. 3, 2015.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2016.

PIAGET, J. (1976). A Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes.

VIOTTO FILHO, Irineu A. Tuim; PONCE, Rosiane de Fátima; ALMEIDA, Sandro Henrique Vieira de. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. Psicol. educ., São Paulo, n. 29, p. 27-55, dez. 2009. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000200003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 17 fev. 2025.

VYGOTSKY, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press.

Publicado

2025-07-30

Cómo citar

Maia Melo, M., & Café, L. de jesus. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONDUÇÃO DE ATIVIDADES EM PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: : DESAFIOS E REFLEXÕES DO MONITOR EM CONTEXTO ACADÊMICO. Intercursos Revista Científica, 24(1), 16–28. https://doi.org/10.36704/irc.v24i1.9597