A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO E SABERES NA GESTÃO ESCOLAR
UMA ABORDAGEM TEÓRICA E BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.36704/irc.v24i1.9793Parole chiave:
Gestão Escolar, Teoria e Prática, Inovação Educacional.Abstract
Resumo: Este artigo aborda a complexa inter-relação entre teoria e prática na formação de gestores escolares, com foco nos desafios contemporâneos que envolvem a inovação e a adaptação no contexto da gestão educacional. A partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo analisa uma vasta gama de referências bibliográficas, buscando identificar as dificuldades e limitações na aplicação das teorias educacionais no cotidiano das escolas. Além disso, o texto explora como essas práticas teóricas, muitas vezes concebidas em contextos acadêmicos, enfrentam obstáculos quando transpostas para a realidade escolar, onde as dinâmicas e demandas são distintas e em constante evolução. O estudo destaca a importância de uma integração mais efetiva entre teoria e prática, argumentando que a formação de gestores deve ir além da mera transmissão de conhecimento teórico, incorporando também estratégias práticas que preparem os gestores para os desafios reais do ambiente educacional. A necessidade de inovação e adaptação é enfatizada como essencial para que os gestores possam responder de maneira eficaz às transformações contínuas no campo educacional, que exigem novas competências e abordagens flexíveis. O artigo propõe reflexões sobre como os gestores escolares podem se adaptar a um ambiente educacional em constante mudança, sugerindo que a formação contínua e a capacidade de integrar teoria e prática de maneira eficaz são cruciais para uma gestão escolar bem-sucedida. Conclui com a recomendação de que a formação de gestores deve ser repensada para atender melhor às necessidades práticas e imediatas das escolas, promovendo uma gestão que seja tanto inovadora quanto adaptativa.
Riferimenti bibliografici
COSTA, R. G.; LIMA, V. A.; LEITE, M. B. Formação continuada de professores: práticas, concepções e saberes docentes. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 18, n. 1, p. 123-140, 2015.
CRUZ, Ana. Gestão Escolar Democrática no Brasil: Avanços e Desafios. 2015.
FERREIRA, João. A Resiliência na Gestão Escolar: Estratégias para Superar Desafios. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, P. S..; MIRANDA, N. A.. A gestão escolar e a formação docente: um estudo em escolas de um município paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2210-2230, out./dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9283. Acesso em: 25 Ago. 2024.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2012.
LIMA, E. S.; SILVA, M. C. Formação de gestores escolares: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2017.
LÜCK, H. A formação de gestores escolares no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 77-96, 2000.
LÜCK. H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
PARO, V. H.. Administração Escolar: introdução crítica. 16ª ed.São Paulo,
Cortez, 2010.
MATTOS, S. M.; MATTOS, J. R. L.. Formação continuada de professores de Matemática. Curitiba: Appris Editora, 2019.
MACHADO, M. Desafios a Serem Enfrentados na Capacitação de Gestores Escolares. 2000.
SILVA, Roberto. A Inclusão Escolar e as Novas Práticas Pedagógicas. 2012.
SOUZA, M. R.; OLIVEIRA, J. A. A formação continuada e seus desafios para a gestão escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n. 74, p. 56-73, 2018.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Ofício de Encaminhamento (MODELO)
Local e data
Caro Editor,
Estou (amos) encaminhando em anexo, o texto “..................................................” para análise e possível publicação na Revista Cientifica Intercursos da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG.
Declaro (amos) que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma e que aceito (amos) ceder o direito de reprodução para a Revista Cientifica Intercursos, do texto cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos editores / avaliadores).
(SÓ NO CASO ESPECÍFICO)
Tendo em vista a impossibilidade do coautor assinar a declaração, o autor principal assume a responsabilidade pela concordância do mesmo em relação ao conteúdo do trabalho e desta correspondência.
Atenciosamente,
Assinatura do autor
(Nome completo, dados funcionais)
Assinatura do coautor (es):
(Nome completo, dados funcionais)
ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS À INTERCURSOS
Utilize o modelo abaixo, preenchendo e enviando, via correio para Equipe/Contato Principal, no endereço de contato (pág.1).
Artigo: " ________________________________________________"
(As pessoas relacionadas como autor e coautor devem assinar este documento)
DECLARO (AMOS), caso o artigo acima titulado seja aceito para publicação na Intercursos Revista Cientifica que o mesmo é original e de minha (nossa) autoria e que nem este texto, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou está sendo aceito para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos) ainda, que participei (amos) significativamente na elaboração do trabalho para tornar pública minha (suas) responsabilidade (s) pelo conteúdo, revisão critica e pela aprovação final do mesmo.
EM CONSEQUÊNCIA, firmo (amos) o presente Termo de Cessão Gratuita e que concordo (amos) que os direitos autorais do referido manuscrito se tornarão propriedade exclusiva da Intercursos Revista Científica da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG, vedada a sua utilização para fins comerciais e qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia autorização seja solicitada e, se obtida, farei (mos) constar meu (nossos) agradecimentos à Intercursos Revista Científica, bem como, manifesto (amos) a concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas pelos avaliadores.
Data: ....... /........./
Assinatura do autor principal
(Nome)
Assinatura do coautor (es):
(Nome)
